Cerimónia de abertura do ano letivo - 2018/2019

A cerimónia de abertura do ano letivo 2018/2019 teve lugar no Cineteatro de Estarreja, dia cinco de setembro, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado da Educação, Prof. Doutor João Costa, e da Delegada Regional de Educação do Centro, Dra. Cristina Oliveira.

Após as palavras de boas-vindas proferidas pelo Presidente da Câmara de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, assinala-se com agrado o discurso do Secretário de Estado da Educação, que começou por referir que o Agrupamento de Escolas de Estarreja é um bom exemplo na Educação, contando um episódio curioso sobre o projeto “Flexibilidade Curricular”: “Fui contactado por uma jornalista que me pediu um exemplo positivo na aplicação deste instrumento de trabalho ao qual respondi: Vá a Estarreja”, referiu João Costa. A partir do próximo ano letivo, todas as escolas integrarão esta política educativa, dado “ser um importante instrumento de trabalho, de equidade e de promoção do sucesso escolar”. O Secretário de Estado frisou, ainda, ser importante que se caminhe para níveis tendencialmente residuais de insucesso, e que a melhoria dos resultados escolares deve ser conseguida sem diminuição da fasquia de exigência.

Tomando como base esta temática, o diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Dr. Jorge Ventura, sublinhou no seu discurso que o Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PPAFC) implementado nas escolas do AEE, hoje reconhecido no panorama nacional pela sua qualidade, surgiu como algo natural e integrado no conjunto de iniciativas que têm sido desenvolvidas no âmbito da promoção do sucesso escolar no Agrupamento. Assumem, também, um papel preponderante outros exemplos reais de ações diferenciadoras como boas práticas educacionais, nomeadamente o Programa Eco-Escolas, centralizado no desenvolvimento sustentável e na gestão/reconhecimento de boas práticas ambientais, e o Projeto “Educação em Empreendedorismo”, orientado para a mudança, criatividade e identificação de oportunidades, que se tem imposto no roteiro da inovação tecnológica num patamar de destaque, face aos resultados obtidos a nível nacional.  “O caminho que nos diferencia está alicerçado no rigor, dinamismo e transparência, um agrupamento verdadeiramente inclusivo, pelo que, num processo de assunção e partilha de responsabilidades, os diferentes atores educativos - alunos, encarregados de educação, professores e funcionários - encontram na ESCOLA a inspiração, a motivação e os desafios para a construção diária de uma educação de excelência”, disse Jorge Ventura, na conclusão da sua intervenção.

O Vereador da Educação, Dr. João Alegria, encerra a cerimónia com a apresentação do Programa Municipal de Educação, atendendo a uma intervenção que se pretende dinâmica, participada e integrada de forma a potenciar uma ação partilhada entre as Escolas e Câmara Municipal, cumprindo-se assim a missão “ Escola a tempo inteiro, uma Escola para Todos”.

  • slide
  • slide
  • slide
  • slide
  • slide
  • slide
  • slide