Concurso Fundação Ilídio Pinho

Escola Secundária de Estarreja mais uma vez em destaque, três projetos em concurso, 15.ª edição Fundação Ilídio Pinho, DOIS PRÉMIOS:

-       3.º prémio – 4.º escalão (3.º ciclo) | DIGITAL LOCKER – “Sistema de Reconhecimento Biométrico” – Coordenadora, professora Filipa Vidal;

-       Menção Honrosa – 5.º escalão (Ensino Secundário) | “JOYBIKE e TRIREK” - A mobilidade como fator de inclusão e instrumento de humanização – Coordenadora, professora Rosário Santos.

Nesta Mostra Nacional, em Lisboa, no Pavilhão Carlos Lopes (8 e 9 de janeiro de 2019), outro projeto esteve a concurso, o Projeto "INTELLIGENT COOLCAR” (5.º escalão), coordenado pelo professor Samuel Pereira, que recebeu rasgados elogios pela originalidade e utilização que virá a ter na indústria automóvel.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Estarreja destaca-se pela sua dinâmica e ações promotoras da educação para o empreendedorismo, ancoradas na investigação científica e nos avanços tecnológicos. A mudança e a tecnologia fazem parte do dia a dia do agrupamento e são fatores de equação do futuro. Somos uma Escola com ambição, que trabalha intensamente para ser cada vez melhor no cumprimento da sua missão.  

Preparar o futuro exige-nos abordar novos desafios, dando aos alunos oportunidades únicas para ampliarem o leque do conhecimento, serem agentes transformadores da sociedade, adquirindo uma outra visão que os capacita para uma interpretação mais esclarecida do mundo. Têm também oportunidades para aprenderem a pensar certo, relacionarem o conhecimento, saberem fazer a ponte entre teoria e prática, no fundo, ganham competências sólidas que lhes permitam aceder ao mercado de trabalho.

Em destaque estiveram os seguintes alunos:

-       PROJETO DIGITAL LOCKER: Pedro Manuel Oliveira Matos e Nuno Francisco Tavares da Silva do 11.º F.

-       PROJETO JOYBIKE e TRIREK: Inês Valente Maia (12.º M) e Tânia Manuela Baptista Amador (12.º H referente ao ano letivo 2017/2018);

-       PROJETO INTELLIGENT COOLCAR: Daniel Pinto da Silva e Nelson José Pinho de Oliveira do 12.º G.

Para o Agrupamento de Escolas de Estarreja, este é mais um reconhecimento público, fruto do trabalho entusiástico de docentes, alunos e direção, numa escola que cada vez mais se afirma na região pela qualidade do seu ensino, produzindo projetos singulares, soluções empreendedoras de base científica e inovação tecnológica. Destaca-se como uma ação fundamental o trabalho desenvolvido em parceria com a ESTGA-UA, a comprovar a afirmação está a equipa de professores/investigador formada por Mário Rodrigues, Jorge Melo e Paulo Augusto.

Para além das individualidades, Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Ministro da Educação e Ciência, Delegada Regional de Educação do Centro, de vários ex-ministros e da entusiástica visita do Primeiro-Ministro, tivemos ainda a presença marcante do nosso Diretor, Dr. Jorge Ventura.

Nesta ESCOLA, o SONHO comanda a vida… e a ambição é a porta do SUCESSO para todos os nossos alunos!

_______________________________________

A professora Rosário Santos, enquanto coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo, agradece à Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Fernando Alcino S. Lopes, aos colegas Samuel Pereira, Nuno Branco e João Joana os contributos e colaboração prestadas na concretização dos três projetos.

Agradece reconhecidamente todo o suporte prestado pela ESTGA-UA, DGEsTE/Direção de Serviços da Região do Centro, Direção do Agrupamento de Escolas de Estarreja e Serviços Administrativos da ESE.

Bem hajam!

________________________________________

Notícias/fotos em:

https://www.fundacaoip.pt/2019/01/09/15a-edicao-ciencia-na-escola-dia-2/

https://www.fundacaoip.pt/2019/01/08/15a-edicao-dia-1-sessao-de-abertura/

https://www.fundacaoip.pt/2019/01/11/15a-edicao-ciencia-na-escola-ecos-de-imprensa/

No Slides Entered.