Concurso Jovens Cientistas

A XIII Mostra Nacional de Ciência realizou-se na Alfândega do Porto entre os dias 30 de maio de 2019 e 01 de junho de 2019. Estiveram a concurso 97 projetos, pré-selecionados de entre os 400 submetidos. O Agrupamento de Escolas de Estarreja foi representado com o projeto Dinâmica Populacional De Uma Espécie Invasora No Baixo Vouga Lagunar: O Caso Do Procambarus Clarkii, da autoria de Ana Sofia Domingues e de Bernardo Pinto.

O objetivo deste trabalho foi caraterizar a população de P. clarkii no esteiro de Fermelã (Estarreja). Para isso, foram realizadas colheitas mensais de lagostins e de água, durante um ano, em dois pontos (canal principal e charco). Em cada colheita foram medidos parâmetros físico-químicos e os lagostins capturados foram contados e caracterizados em laboratório. Os resultados obtidos evidenciaram uma relação direta entre a temperatura e o número de exemplares de lagostins recolhidos. 

Estudos de populações do Lagostim-vermelho-do-Louisiana já tinham sido realizados em diversos locais no mundo e também em Portugal. Este foi, porém, o primeiro registo de um estudo populacional desta espécie no Baixo Vouga Lagunar.

O projeto foi avaliado por vários membros do júri durante a Mostra, tendo sido classificado em quarto lugar, associado a um valor monetário de 600 euros. Para além disso, foi concedida a participação na Semana Internacional de Investigação de Espécies Selvagens nos Alpes Suíços, a decorrer de 20 a 27 de julho de 2019. Esta é uma oportunidade relevante para o currículo individual de um jovem cuja ambição profissional se relaciona com a investigação e ciência.

Não terminamos sem agradecer às investigadoras da Universidade de Aveiro, Inês Rosa (CESAM, Universidade de Aveiro), Joana Pereira e Sofia Guilherme (Dep. de Biologia e CESAM, Universidade de Aveiro), que nos incentivaram a participar nesta investigação e nos deram suporte, às professoras Dorinda Rebelo, Cecília Bento, Deolinda Tavares e Etelvina Bronze da Escola Secundária de Estarreja que nos propuseram o projeto e incentivaram para a sua conceção e execução, bem como aos nossos colegas do 11ºA da Escola Secundária de Estarreja, no ano letivo 2018/2019, da qual fazemos parte, que participaram ativamente na investigação, bem como à Câmara Municipal de Estarreja, pelo transporte e material disponibilizados.

Autores: Ana sofia Domingues e Bernardo Pinto.

Fotos: Dorinda Rebelo e Cecília Bento

No Slides Entered.