Escola Secundária de Estarreja finalista em concurso internacional

O projeto, NEPTUNO SPEAKER – Boia de salvamento aquático (inteligente), representará a nossa Escola na grande final de Barcelona, “Concurso Desafio Empreende 2019”, dias 8 a 11 de maio. De entre 1232 projetos oriundos de diversos países, NEPTUNO SPEAKER está entre as 35 melhores ideias apresentadas a concurso, tendo passado por um processo de seleção baseado na norma da Fundação Europeia para a Ciência, incluída no European Peer Review Guide.

Este projeto foi um desafio aliciante para um grupo de quatro jovens, de grande exigência, praticado numa interação do saber técnico-científico assente numa abordagem exploratória e investigativa, através da metodologia NABCH, proposta pela “EDU CAIXA” Fundação “la Caixa”, procurando a legitimação de uma tendência de trabalho na ESE, CULTURA MAKER, processo de aprendizagem em STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Destaca-se como uma ação fundamental o trabalho desenvolvido em parceria com a ESTGA-UA, a comprovar a afirmação está a equipa de professores/engenheiros, Jorge Melo e Paulo Augusto.

A Câmara Municipal de Estarreja constituiu-se como uma parceira privilegiada do Núcleo de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Estarreja, e agradecemos toda a atenção dispensada ao nível da assessoria jurídica no processo de pedido de esclarecimento ao nível de registo de marca e de design no âmbito da execução do projeto. Sob o desígnio do apoio ao empreendedorismo jovem, este Município tem feito a diferença, “ousar e construir para ganhar o futuro”.

Uma boia “inteligente” que vai provocar mudanças no salvamento aquático mundial, trabalhada por um conjunto de 4 alunos do 12.º M, Curso Profissional Técnico de Gestão, Agostinho Silva, Carlos Teixeira (nadador salvador), Inês Cruz e Maria Castillo, sob a orientação de uma equipa de professores, Rosário Santos, Cristina Ribeiro, Paulo Almeida e Nuno Branco, coordenador do projeto.

Com a NEPTUNO SPEAKER “há mar e mar, há ir e voltar”.

Texto: Prof.ra Rosário Santos | Fotos; Dr. Hilário Matos e Maria Almeida

___________________________

Notícias relacionadas:

Câmara Municipal de Estarreja

https://www.cm-estarreja.pt/noticias/7920?fbclid=IwAR3XBQDObnhUsiok0orEkKD53GW9__BZKTnXR6Bg4nGAdfpmtxtwyxlBML8

Jornal – Diário de Aveiro

https://www.noticiasdeaveiro.pt/alunos-de-estarreja-selecionados-para-apresentar-boia-inteligente-a-concurso-de-empreendedorismo-espanhol/?fbclid=IwAR0Op6tTl-OsFGKC8N_adJ6QutLUSZgbKKC5qHoDSc3c2gpzUgI_-yForO4

Jornal – Diário de Coimbra (online)

http://www.diariocoimbra.pt/noticia/43839?fbclid=IwAR0JRVY-wKYezdfxgvdCJUvMLYcmKG4-jpAuNrM0ofYYuqIxp3aGWc-JBos

 

 

Portugal Participa

http://www.portugalparticipa.pt/?fbclid=IwAR1X0owcJyWyCdsxfsKeA00ZmPnpwgksiSM0qUZqmnAW--_srBgogja65yI

http://www.portugalparticipa.pt/News/Details/c588f22c-5b18-424a-ae16-7c12d3a6b00a

No Slides Entered.