INTELLIGENT COOLCAR

O projeto INTELLIGENT COOLCAR, com protótipo desenvolvido na Escola Secundária de Estarreja, constitui um desafio para o futuro do bem-estar dos utentes dos veículos automóveis. 

Apesar de vivermos numa era tecnológica avançada, existem problemas por resolver na indústria automóvel. Um carro estacionado sob uma temperatura ambiente elevada e horas depois entrar-se no carro, é uma ação praticamente insuportável, considerada até uma “arma mortal”.  Os perigos do calor intenso dentro de um carro, foi motivo de um estudo da Universidade Stanford e revelou que a temperatura interior de um carro parado chega a  46ºC  numa hora, se a temperatura ambiente for de 22ºC.

A manutenção duma temperatura ambiente moderada no habitáculo é desejável e só pode ser conseguida através da remoção do ar quente. Nesta conformidade, o desenvolvimento da ideia como resposta ao problema assinalado, diligencia um incremento de comodidade e bem-estar aliando a tecnologia à humanização. O protótipo idealizado é uma solução que não só melhora o conforto do condutor e dos passageiros, mas também reduz o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de CO2.

Como funciona o sistema inovador? A energia da radiação solar será transformada em energia elétrica de modo a colocar em funcionamento um aparelho evaporativo de arrefecimento do ambiente. Um painel solar flexível e vários outros elementos a ele associado para a transferência de energia para um outro componente técnico, que sendo autónomo e independente do sistema elétrico do veículo é acionado para o efeito. Este sistema não tem custos energéticos durante a sua utilização.

O projeto foi desenvolvido nas Oficinas de Mecânica da Escola Secundaria de Estarreja, por alunos do 11.º ano do curso profissional de Produção em Metalomecânica e por alunos do 10.º ano do curso profissional de Planeamento Industrial em regime de interdisciplinaridade, sob a supervisão do professor, Samuel Pereira, com os contributos significativos das empresas “Fernando Esteves”,  “Auto-Rodrigues Lda”,  “Ecosist”  e “Spintronic.

Indiscutível a importância do Núcleo de Empreendedorismo do Agrupamento de Escolas de Estarreja, na procura de respostas inovadoras a problemas do mundo atual, soluções trabalhadas num quadro de referências e dinâmicas pedagógicas em contexto de ciência e tecnologia, orientadas para o processo global de mudança da sociedade.