Projeto Justiça Para Tod@s

No âmbito do Projeto Justiça Para Tod@s, que  é um projeto de promoção de valores democráticos colocando a Educação para a Justiça e o Direito como ferramenta cívica fundamental num Estado de Direito, a equipa participante da Escola Secundária de Estarreja foi, no dia 10/12/2015, na Semana Justiça para tod@s que decorre de 07 a 11/12, fazer a apresentação do seu projeto, ou seja, pedir justiça no Tribunal de Estarreja.
Este foi o culminar do projeto Projeto Justiça Para Tod@s, em que a equipa formada pelos alunos do 12ºH, foi ao Tribunal de Estarreja representar os diferentes papéis (vítima, arguido, testemunhas, advogados, ministério público, oficial de justiça, polícia) relativos ao caso “homicídio e violência doméstica”, com exceção do juiz que foi (é) real.
O projeto pretendeu promover nos alunos a capacidade de comunicar as suas ideias, convicções e opiniões sobre a Lei e os Direitos Humanos, de desenvolver a capacidade de análise de um problema, argumentação e defesa de um ponto de vista, de promover o espírito de participação e de criar canais de comunicação entre agentes da justiça e jovens.
Na verdade, os jovens empenharam-se, participaram, esgrimiram argumentos e estabeleceram-se canais entre a Escola, através dos jovens participantes e da professora, e os agentes da Justiça (juiz, procuradoras, escrivã ). Foi uma experiência conseguida de promoção da cidadania e da interação entre a Escola  e a Comunidade.

Estarreja,10 de dezembro de 2015

A professora responsável pelo Projeto,
Fátima Cunha

  • slide
  • slide
  • slide
  • slide
  • slide