Projeto Tampinhas

Recolha de tampinhas com fim solidário

No âmbito do tema “Resíduos”, do Programa Eco-escolas 2017, as eco delegadas Patrícia Varum; Inês Mão-Cheia e Filipa Carvalho, do 9G, dinamizaram, ao longo do ano letivo, a iniciativa de “recolha de tampinhas com fim solidário”.

De acordo com as responsáveis, “o projeto consistiu essencialmente na recolha de tampinhas de plástico com o objetivo de consciencializar para a separação dos lixos, contribuindo, assim, para a conservação da natureza e dos recursos e a redução dos impactos na saúde pública, aliada a uma causa solidária – a aquisição de uma cadeira adaptada, às necessidades do Diogo Silva, de 19 anos, com residência em Avanca. O Diogo sofre de uma doença hereditária que provoca degeneração progressiva de células nervosas do cérebro, cujo nome é Coreia de Huntington.”

Partindo de um apelo que fizeram pelo Facebook para a recolha de tampinhas e de garrafões vazios, distribuíram pela escola garrafões para recolha, todos identificados com o símbolo do eco-escolas.

Segundo as dinamizadoras da atividade, “é objetivo apelar ao bom senso, contribuindo para um ambiente mais limpo, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, proteção do ambiente e o bem-estar de todos os alunos e restante comunidade escolar conjuntamente com a sensibilização e o envolvimento das pessoas numa causa solidária.” No Sábado, dia 20 de maio, pelas 14h, a Patrícia, a Inês e a Filipa, ajudadas por alguns amigos e familiares, vieram à escola recolher, para entregar, todas as tampinhas ao Diogo.

No total conseguiram juntar 111.600 kg de tampinhas, 135 garrafões e várias caixas e sacos com tampinhas. Foi uma iniciativa muito bem-sucedida e um exemplo a seguir. Parabéns meninas!"

  • slide
  • slide
  • slide