Escola Básica da Congosta

A Escola Básica da Congosta situa-se na freguesia de Avanca, na Rua do Sobreiro, nº 105, próximo da Casa Museu Egas Moniz. O edifício é do tipo P3, com seis salas de aula. Tem um refeitório, com cozinha integrada, onde se confecionam as refeições escolares. Neste espaço, as crianças recolhem a sua refeição em tabuleiros individuais, almoçando em pequenos grupos, num ambiente familiar, sereno e agradável. Após inquérito realizado às crianças em maio de 2019, 90% dos alunos consideram as refeições Muito Boas.

A escola possui, também, um jardim interior e um polivalente amplo, pavimentado a madeira, onde as crianças realizam múltiplas atividades: expressões artísticas, expressões físico-motoras, atividades em grande grupo, intervalos com atividades orientadas, espaço de convívio e atividades de interior (leitura, jogos de tabuleiro, dança…). Este espaço, serve também, para exposições e apresentações em dias festivos.

A área exterior à escola é ampla, oferecendo espaços diversificados: a sul, uma grande zona relvada e a poente um campo com área circundante pavimentada. A Norte e a Nascente existem recantos muito utilizados, pelas crianças, para brincarem, usufruindo de sombras.

A Escola da Congosta é um espaço direcionado às crianças, às famílias e a toda a comunidade. O trabalho pedagógico em parceria (pintura das paredes, cultivo de plantas e horta pedagógica, jogos pintados no pátio…), tornam-na num espaço dinâmico e acolhedor.

O edifício da escola é, também, a sede do Projeto EstaIntegra (Escolhas). Escola e Projeto trabalham em parceria, comunicando frequentemente e desenvolvendo atividades em conjunto, visando a promoção do sucesso escolar de todos os alunos.

Os alunos assumem o papel principal, dentro e fora da sala. O trabalho de cada aluno é valorizado, nas ações desenvolvidas individualmente, a pares ou em grande grupo.

Todos os projetos trabalhados neste estabelecimento visam:

            - A inclusão de todos os alunos;

            - A interação direta e ativa com as famílias;

            - A promoção de bem-estar e empatia professores – alunos- famílias e todos aqueles que colaboram direta ou indiretamente com a escola;

            - O sucesso de todos os alunos, atendendo às necessidades de cada um;

 O projeto Eco-Escolas tem sido uma base, alargada, de trabalho no desenvolvimento integral das crianças.

            Sejam Bem-vindos à Escola da Congosta.