1.ª Semana do Som do AEE

De 17 a 21 de janeiro de 2022 decorreu, no Agrupamento de Escolas de Estarreja, a 1ª Semana de Som, uma iniciativa da responsabilidade da Rede de Escolas Associadas da UNESCO e da área disciplinar de inglês/alemão. Com esta iniciativa, pretendeu-se promover atividades que valorizem as várias dimensões do som, chamando a atenção da comunidade escolar para a importância do som como elemento fundamental das sociedades. 

Uma das atividades que marcou esta semana foi a comemoração dos 50 anos do tema musical Imagine, de John Lennon (1940-1980). Em contexto de sala de aula, alunos das turmas do ensino básico e secundário tiveram a oportunidade de ouvir atentamente e de analisar a letra da canção, uma das mais famosas e aclamadas de sempre pelos críticos. No espaço do polivalente da ESE, uma silhueta do músico e versos da canção escritos pelos alunos, em várias línguas, perpetuavam a mensagem do músico que, em 1971, apelava a que imaginássemos um mundo em paz, sem fronteiras ou divisões de religião ou nacionalidade. Por outras palavras, ‘Um mundo para todos’.

Imagine all the people
Sharing all the world

Foi igualmente construído um mural na ferramenta digital “Padlet” para partilhar algumas estrofes criadas por alunos do ensino secundário regular e profissional com a comunidade escolar. O tema Imagine foi ensaiado e entoado por alunos do 8ºH e também foi possível ouvir a versão instrumental, em flauta, apresentada por alunos do 9ºD, ensaiados pelo professor António Silva. Na biblioteca da ESE esteve patente uma exposição de discos de vinil, com destaque para os álbuns de John Lennon e da banda ‘The Beatles’, de que o músico fez parte. 

O concurso de curtas-metragens ‘When sound creates image – Listen to see better’ foi outra das atividades desenvolvidas no decurso do presente ano letivo, cujo desfecho teve lugar nesta semana com o divulgar dos filmes e dos alunos vencedores. A partir de uma banda sonora criada para o efeito, os alunos foram convidados a realizar curtas-metragens, partindo do som para criar narrativas impactantes e abrangentes. Dado o empenho e a qualidade dos filmes apresentados, foram atribuídos 4 prémios simbólicos como motivação e reconhecimento pelo trabalho realizado. Esta atividade, promovida pela rede UNESCO, permitiu que alunos do AEE participassem, ainda, no concurso a nível internacional, tendo sido submetidos 11 vídeos realizados por alunos do ensino básico e secundário.  

As atividades desta semana encerraram ao som de ‘Singing in the Rain’/’Serenata à Chuva’, em colaboração com o PNC (Plano Nacional de Cinema). A professora Elsa Andrade e alguns alunos da turma do 12ºE dinamizaram uma sessão em torno das alterações que a indústria cinematográfica sofreu, aquando da transição dos filmes mudos para o cinema sonoro. 

Na Escola EB 2,3 Prof. Dr. Egas Moniz, os alunos de ARTEC decoraram diversos espaços com a letra da canção Imagine e retratos de John Lennon, que foi o compositor escolhido no âmbito da disciplina de música para celebrar o Dia do Compositor (15 de janeiro). Todos os alunos do 2º e 3º ciclos foram desafiados a aprender a canção em linguagem gestual americana, nas aulas de Inglês e Música, e a participar num flash mob, uma iniciativa que reuniu no intervalo das 10 horas do dia 21, por alguns minutos, toda a comunidade escolar a cantar Imagine e a fazer a sua tradução em linguagem gestual. O sol fez-se convidado de honra e a alegria reinou. 

Terminada a 1ªSemana do Som, a mensagem de ‘Imagine’ ecoa e prevalece:  

‘You may say I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will be as one’

 

Glória Silva 

Coordenadora da Rede de Escolas Associadas da UNESCO