2.ª Semana do Som do AEE

De 23 a 27 de janeiro de 2023 decorreu, no Agrupamento de Escolas de Estarreja, a segunda edição da Semana de Som, uma iniciativa da responsabilidade da Rede de Escolas Associadas da UNESCO, em articulação com o Programa Eco Escolas (e o tema Ruído) e a Biblioteca da ESE.

A UNESCO instituiu a Semana do Som, celebrada anualmente em janeiro, com o propósito de salientar a importância da qualidade dos ambientes sonoros e a sua influência no comportamento individual e coletivo dos seres humanos, bem como na forma como nos relacionamos uns com os outros. 

Neste âmbito, a segunda edição da Semana do Som teve início com uma palestra intitulada ‘A Acústica dos espaços que nos rodeiam e a sua influência’, dinamizada por Gonçalo Rebelo. Antigo aluno da ESE, Gonçalo Rebelo tirou a Licenciatura em Engenharia de Máquinas Marítimas, na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, e, neste momento, está a desenvolver a sua tese na área de processamento de sinal aplicado à engenharia de som. Paralelamente, ocupa também funções nos Serviços de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas da Universidade de Aveiro, como técnico de audiovisuais. A apresentação do palestrante esteve a cargo do aluno e eco conselheiro, Gabriel Fonseca, do 11.ºD1. De forma clara e interessante, Gonçalo Rebelo falou sobre a forma como a acústica descreve a influência que o espaço em que nos encontramos aplica sobre o som, ao longo do seu percurso desde uma fonte sonora até este chegar aos nossos ouvidos. Assim sendo, a geometria, materiais de construção e dimensão de cada espaço modificam a maneira como percebemos cada som. De forma a sermos capazes de medir e avaliar a qualidade acústica de um espaço, está assim a ser desenvolvido um kit de medição de resposta impulsional acústica, através do qual obtemos toda a informação necessária para compreender exatamente como um espaço afeta o som. Esta informação é útil não só para o projeto de novos espaços, ou melhoria dos já existentes, como também para preservarmos para as gerações futuras um espólio de como ouvimos o mundo à nossa volta.

Na quarta-feira, dia 25, no auditório da ESE, teve lugar o visionamento do filme ‘The Sound of Metal’ (traduzido para português como ‘O Som do Silêncio’), atividade dinamizada pela professora Elsa Andrade e a turma do 10.ºG, curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Antes do visionamento do filme, o aluno André Dias fez a apresentação, referindo a pertinência e importância da história em torno de um baterista de uma banda de heavy metal que, subitamente, começa a perder a audição. Trata-se de um filme de 2019, realizado por Darius Marder, que leva os espectadores numa viagem sónica, para um mundo pouco representado no cinema, numa abordagem com um profundo impacto emocional. Com Riz Ahmed como protagonista principal (papel que lhe valeu o Óscar de melhor ator em 2021), este filme cativante desperta para um mundo em que não nada é mais revelador do que o próprio silêncio.

A biblioteca da ESE foi palco da atividade Ao Som das Palavras, no dia 26 de janeiro, naquele que foi um momento único de partilha de poemas e textos narrativos, alusivos às temáticas do som e do silêncio, em várias línguas (português, inglês, francês, alemão, espanhol e russo). O aconchego das palavras, da música e do silêncio transformou a biblioteca num espaço de conforto e de sorrisos que não deixou ninguém indiferente. A música ao vivo foi da responsabilidade do professor Tiago Silva (eco conselheiro) e dos alunos e eco conselheiros Ricardo Rodrigues (viola) e João Leitão (clarinete), ambos do 10.ºG, que embalaram pessoas e palavras com ‘Wonderful World’, de Louis Armstrong, e ‘The Sound of Silence’, de Paul Simon e Art Garfunkel. Na voz dos alunos Alice Valente (11.ºD1), Inês Silva (11.ºD1), Maria Palito (10.ºD1), Maria do Rosário Ferreira (10.ºD1), Afonso Soares (11.ºD2), Lara Dias (11.ºD2), Mariana Fidalgo (11.ºD2), Lila Sapata (7.ºE), Alice Moreira (10.ºD1), Pedro Resende (11.ºD), Sebastian Márquez (9.ºF), Beatriz Oliveira (9.ºC), Ricardo Rodrigues (10.ºG), Leonor Pereyra (10.ºG), João Leitão (10.ºG), Érica Ferreira (10.ºG), Rodrigo Gomes(11.ºB), Inês Relvas (11.ºB), Beatriz Reis (11.ºB - leu um poema em Português e outro em Russo), Maria Rojas (11.ºB) e Silvestre Ferreira (10.ºG), e dos professores Etelvina Soares, Lúcia Santos, Irene Santos, Elsa Andrade, Cláudia Carvalho e Fernando Dias a palavra fez-se ouvir e ninguém deu pela silenciosa passagem do tempo, tendo o auditório ficado sem palavras – só ouviu e aplaudiu (citando a professora Teresa Bagão). O diretor do AEE, professor Jorge Ventura, proferiu as palavras finais e a sessão terminou com um lanche, servido pelo curso profissional de Cozinha e Pastelaria, sob a orientação da professora Rosa Correia, que a todos deleitou. 

Ao longo da semana, no polivalente, foi possível observar o amplificador criado pelos alunos das turmas do 11.ºC e P, nas aulas de Geometria Descritiva, sob a orientação do professor António Bernardes. Esta intervenção intitulada «som, um dois, som» teve como ponto de partida o estudo dos sólidos geométricos e a sua decomposição em novas formas, num jogo de adição e subtração, pela interposição de planos ao sólido inicial. Ao estabelecer a relação entre a forma tridimensional e o som, foi possível para os alunos chegarem à conclusão de que certas formas geométricas dão mais força à onda sonora, ampliam-na e fazem-na chegar onde julgamos impossível, numa relação tão conhecida de todos, alunos e professores (citando o professor António Bernardes).

Despedimo-nos desta edição da Semana do Som, lembrando o clássico de Simon e Garfunkel:

People talking without speaking,

People hearing without listening,

People writing songs that voices never share,

No one dared

Disturb the sound of silence.

 

Um bem-haja a todos os que tornaram esta semana possível.

 

Glória Silva - Coordenadora da Rede de Escolas Associadas da UNESCO do AEE