Três alunas que frequentam a turma C do oitavo ano receberam o prémio de terceiro lugar na Categoria A do concurso “Matemática e arte de rua”.

Alunas brilham no concurso “Matemática e Arte de Rua”

No âmbito do desenvolvimento do Domínio de Autonomia Curricular implementado na turma C do 8.º ano, da Escola Secundária de Estarreja, subordinada ao tema “O Homem de Vitrúvio”, foram elaboradas, por vários grupos, composições visuais nas disciplinas de Educação Visual, Matemática e Português. Estas composições tinham como objetivo promover sobretudo a criatividade e o trabalho de equipa, a partir de conceitos matemáticos. 

Assim, submetidos quatro trabalhos ao concurso promovido pela Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática e integrado nas atividades de divulgação do Dia Internacional da Matemática desenvolvidas em conjunto com o Centro de Matemática da Universidade de Coimbra e o Departamento de Matemática da FCTUC, um dos trabalhos obteve o terceiro lugar, com o projeto “Microplásticos” subordinado ao tema “A Matemática em União com os Mares”, tendo sido selecionado de entre cerca de 300 que concorreram.

No dia 12 de março de 2022, realizou-se a entrega dos prémios do concurso e a abertura da exposição de trabalhos, no Departamento de Matemática, na Universidade de Coimbra. As três alunas premiadas, Ana António, Isabel Nunes e Maria João, acompanhadas pelas professoras de Matemática e de Português, deslocaram-se à cidade dos estudantes para receberem o tão merecido prémio, que consistiu num Cartão Presente da FNAC no valor de 70 euros para cada uma das alunas.

De salientar que, da mesma turma, também foram selecionados as outras três composições a concurso, para integrarem a exposição, que pode ser visitada não só presencialmente, mas também virtualmente no sítio https://ucpages.uc.pt/cmuc/mat-arte-rua/.

 

 

 Ana António 8.ºC