Apresentação dos novos recursos PNC - 29 de abril – Sessão online

O Agrupamento de Escolas de Estarreja esteve presente em sessão online de 29 de abril, participando na apresentação dos novos recursos do Plano Nacional de Cinema - 2021.

Defendemos a importância de uma educação cinematográfica como metodologia na articulação com as diferentes áreas do saber e dimensões culturais do currículo do ensino básico e secundário, como um reforço da formação pessoal e social dos nossos alunos. Esta relação de transversalidade existe neste agrupamento, potenciamo-la de forma organizada e continuada, também pela influência e relevância que o Cineclube de Avanca tem no nosso meio, pela sua expressão nacional e internacional na produção cinematográfica.

A página oficial agora apresentada (www.pnc.gov.pt) centraliza a informação sobre o PNC e inclui uma plataforma de acesso gratuito a filmes digitalizados, e a recursos documentais pedagógicos para professores. Já algum tempo em experiência, consideramo-la muito mais apelativa e interativa, um espaço privilegiado que nos tem ajudado a fomentar elos comunicacionais de trabalho mais profícuos, num diálogo permanente e estreito entre os nossos docentes e alunos.

O Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa, no seu discurso de abertura, enalteceu  todo o trabalho desenvolvido pelas equipas da Cinemateca, do ICA e da DGE, que nos últimos meses desenvolveram e que  permitirá um começo de uma nova etapa para o PNC,  com uma nova plataforma que “contribuirá para a literacia fílmica e audiovisual de uma população de crianças e jovens que, cada vez mais exposta à imagem em movimento, nem sempre está dotada dos instrumentos ou das técnicas necessárias para a interpretar. É preciso revalorizar as imagens artísticas e o cinema enquanto forma de arte.” 

Partilhamos da mesma opinião, importa, realmente, inovar e investir em novas linguagens artísticas, e porque o cinema nos ajuda a pensar, a criar e a sonhar, temos explorado junto dos alunos do AEE vários eixos temáticos em contexto de sala de aula, com relatos de trabalhos de alunos publicados no Blogue, “Primeiro Take – Cinema: O Encanto, a Poesia o Enlevo  (https://primeirotakecinema.wixsite.com/primeirotake) e na página do PNC, site do agrupamento (https://www.aeestarreja.pt/projectos/plano-nacional-de-cinema-pnc)

Cumpre-nos a missão de aliar a formação pessoal à sensibilização/educação cinematográfica, e assim continuar a tornar o prazer do cinema mais acessível às crianças e jovens do nosso concelho, potenciando a educação para uma cidadania mais ativa e participativa, circunscrita nos valores e diálogo intercultural. 

A equipa do PNC do AEE,

Deolinda Tavares (coordenadora)

Elsa Andrade

Paula Batista

Rosa Mendonça

Rosário Santos