Arranque do ano letivo 2021-2022 | Cineteatro de Estarreja

A cerimónia de abertura do ano letivo 2021/2022 vai ter lugar no Cineteatro de Estarreja, dia dez de setembro e contará com a ilustre presença do físico e professor catedrático jubilado, Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues, reconhecido como “o pai” do primeiro satélite português. 

Professor Carvalho Rodrigues subordinará a sua comunicação ao tema “Aprender, Aprender a Ser – Ser”, colocando em evidência a transformação do conhecimento em inovação.

Esta é uma iniciativa cuja dinamização do evento realizada em parceria com a Câmara Municipal de Estarreja, corresponsabiliza o Agrupamento de Escolas de Estarreja na conjugação do compromisso, do acompanhamento e da atenção, reafirmados num modelo pedagógico diferenciador, entendido como um quadro geral de referência ao integrar ciência e tecnologia na esfera da inovação, em perfeita harmonia com a dimensão social e cultural. 

O cientista nasceu em 1947 na freguesia de Casal de Cinza, no concelho da Guarda, onde reside atualmente. Licenciado em Física na Universidade de Lisboa e Doutorado em Engenharia Eletrónica pela Universidade de Liverpool, Fernando Carvalho Rodrigues conta com um vasto e singular currículo nestas áreas. Entre as várias funções que assumiu ao longo da vida, foi Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico em 1985, Coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial em 1984 e Diretor na Faculdade de Tecnologia da Universidade Independente de Lisboa, em 1995. Detém seis patentes, projetou e desenvolveu a engenharia de vários produtos. Como especialista em teoria da informação, ótica e optoelectrónica tem cerca de duzentos trabalhos publicados no estrangeiro. É também autor de diversas obras publicadas em Portugal e nos Estados Unidos. Encarregou-se da direção do Projeto Educativo DIDACTA à frente de uma vasta equipa de especialistas, investigadores e pedagogos.

 

Prof.ª Rosário Santos | Coord. Comunicação do AEE

 

Ver cartaz convite em PDF

Ver CV do Professor Doutor Fernando Carvalho Rodrigues