15 a 18 de outubro de 2019

Atividades relacionadas com a comemoração do Dia mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação é celebrado desde 1981. Esta data é comemorada por mais de 150 países com o intuito de alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. 

O ambiente que rodeia as crianças/jovens nesta faixa etária necessita de ser mais consciente no que respeita à alimentação. Não só em casa, mas também nas escolas e jardins de infância, a preocupação de comer bem e melhor deve ser incutida.

Neste sentido foram desenvolvidas as seguintes atividades:

  • A decoração do polivalente, que contou com a colaboração das docentes do grupo de Educação Especial e dos seus alunos.
  • O Pedipaper na ESE, no dia 16 de outubro durante a manhã, dinamizado pela Equipa PES do Agrupamento e a UCC “NÓS”, que contou também com a participação de profissionais da URAP do ACeS Baixo Vouga e dos professores do 3º ciclo da Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz que acompanharam os seus alunos do 7º ano. O Lanche saudável e os prémios para as equipas vencedoras foram oferecidos pela APEEA. Todos os alunos tiveram direito a um brinde de participação oferecido pela Equipa da UCC “NÓS”. A CME assegurou o transporte dos alunos.
  • Três ações promovidas pelo PISTA, durante a manhã do dia 17 de outubro, na Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz dirigidas a alunos do 6º ano de escolaridade que decorreram na Biblioteca da Escola. Estas ações tiveram como principais objetivos sensibilizar os participantes para a importância de uma alimentação saudável através de uma dinâmica pedagógica (semáforo da alimentação) e alertar para a importância da interpretação dos rótulos alimentares. Cada aluno levou consigo um descodificador de rótulos e um panfleto informativo e, no final, todos os participantes tiveram oportunidade de degustar as deliciosas espetadas de fruta, gentilmente oferecidas pela APEEA.

Todas as atividades decorreram com sucesso, houve uma elevada participação da comunidade escolar e os alunos manifestaram muito agrado e satisfação. Agradecemos a todos os que possibilitaram o desenvolvimento destas atividades.

Prof.ra Lúcia Santos