Campanha de sensibilização de prevenção de resíduos: correta deposição das máscaras descartáveis.

Foi proposto aos alunos o desenvolvimento de uma campanha sobre a prevenção de resíduos, os quais foram, de imediato, unânimes em tratar a problemática das máscaras de proteção individual encontradas no chão e/ou na natureza. 

De acordo com as estimativas, todos os meses são usadas e deitadas fora em Portugal 150 milhões de máscaras descartáveis. Cada uma destas máscaras, feitas de polipropileno, necessita de 300 a 400 anos para se degradar.

Se apenas 1% destes 150 milhões de máscaras forem depositados incorretamente para o chão, para além do risco que representam para a saúde pública, cerca de seis toneladas de plástico acabarão no solo, nos cursos de água e no mar.

Através desta campanha, os alunos pretendem sensibilizar toda a comunidade para o bom uso da máscara, não a deitarmos para o chão, porque esse comportamento aumenta não só a poluição ambiental, mas também o risco de propagação da COVID-19, e alertar que as máscaras descartáveis devem ser depositadas no lixo indiferenciado e não no ecoponto, porque não são recicláveis.

 

Programa Eco-Escolas – Educação Ambiental para a Sustentabilidade - Coordenador Eco-Escola EBPDAF – Prof. Paulo Quelhas