Desperdício zero - Oficinas de Mecânica

O Grupo Curricular de Mecânica, da Escola Secundária de Estarreja, encontra-se a desenvolver projetos subordinados a temas diversos, cuja primeira série, esta com a assinatura do professor Nuno Branco e seus alunos, resultou na apresentação de alguns trabalhos alusivos ao Natal e ao meio ambiente, enquadrados na filosofia da economia circular. Parafusos, anilhas, pregos e pequenas tiras de ferro considerados desperdícios, foram reutilizados na construção de peças de design. Promover a aquisição de valores inerentes a um desenvolvimento sustentável, combatendo o desperdício foi o mote dado -  “Nas oficinas de Mecânica nada se perde tudo se transforma”.

A atitude de consumir e deitar fora, de reciclar e deitar fora não vai resultar no futuro. Aqui ficam alguns bons exemplos de peças, cujo trabalho de sensibilidade artística e de técnicas, resultaram do olhar atento sobre a realidade, no reconhecimento da necessidade de cuidar do ambiente com respeito e criatividade.

Aquilo que, se chama de lixo/resíduo/desperdício, na verdade é um conjunto de matérias-primas preciosas que podem trazer benefícios sociais, económicos e ambientais para o nosso Planeta. O final de vida de um produto terá de ditar o início de outro. A ECONOMIA CIRCULAR tem por principio ser REGENERATIVA e RESTAURATIVA.

No Slides Entered.