Desporto adaptado | Projeto de Cidadania – 12.º G e 12.º F

No âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento das turmas do 12.º G e do 12.º F, os alunos tiveram, no dia 11 de fevereiro, na aula de Educação Física, a oportunidade de conhecer e praticar modalidades paralímpicas: goalball (desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual), voleibol sentado (desporto coletivo com regras similares ao voleibol, sendo praticado por atletas com deficiência motora, essencialmente ao nível dos membros inferiores) e Boccia (desporto praticado fundamentalmente por atletas com paralisia cerebral e cujas regras são similares à petanca).

O desporto adaptado, face à especificidade do esforço solicitado, contribui para a melhoria da aptidão física, tendo em vista a saúde e bem-estar e o desenvolvimento psicomotor individual dos atletas. Contribui ainda para o desenvolvimento cognitivo e da autonomia, promovendo a sua integração social.

Os alunos das turmas do 10.º D1 e do 10.º M puderam igualmente experienciar as modalidades atrás citadas.

Foi bastante salutar a convivência entre todos os intervenientes, havendo uma conduta exemplar por parte dos alunos. Estes, certamente, ficaram mais sensibilizados e conscientes sobre as dificuldades e também as potencialidades dos indivíduos portadores de deficiência, reconhecendo a importância de uma escola e sociedade mais inclusiva, sustentável, pacífica e justa.

 

Os docentes

Paulo Freire e Sandra Fagundes