Desporto Escolar – Beisebol/Softbol - Balanço do ano

A fazer história … Pela primeira vez, na Escola Secundária de Estarreja, no âmbito do desporto escolar, realizaram-se atividades relacionadas com a modalidade Beisebol/Softbol. Os treinos semanais de 90 minutos, às quartas feiras, em condições adaptadas, cativaram muitos alunos que, pelo gosto e curiosidade de conhecer a modalidade, foram participando nas atividades.

Na zona centro, Aveiro e Coimbra, existem apenas quatro escolas onde se pratica a modalidade. Estavam previstas 3 competições para este ano letivo, mas a ESE, por falta de alunos, não participou na primeira, que se realizou em Coimbra, a 2 de março.

O impacto com a competição propriamente dito, aconteceu a 27 de abril, aquando do 2º encontro que se realizou em Anadia, no estádio municipal, tendo a ESE obtido um honroso 4º lugar.

A 8 de maio, o 3º encontro aconteceu em Estarreja, no sintético do CDE. A ESE recebeu os seus oponentes – Escola Básica e Secundária de Anadia, Escola Básica Alice Gouveia (Coimbra) e Escola Secundária D. Dinis de Coimbra.  As escolas de Anadia e D. Dinis, participaram com duas equipas, no 2º encontro e no 3º, apenas a D. Dinis. Os resultados dos jogos colocaram a ESE no 4º lugar de novo. Contudo, no conjunto das três competições e como não havíamos participado na primeira, a classificação final da época desportiva situa-se no 5º lugar.  

No encontro realizado em Estarreja, estiveram presentes também os responsáveis pelos clubes de Beisebol existentes no concelho. O Sr António que deu uma preciosa ajuda na arbitragem e é vice-presidente dos Rivers de Estarreja e o Sr Vitor, presidente do CCD de Salreu.

Ao longo do ano letivo vários foram os alunos que experienciaram a modalidade, contudo nem todos se comprometeram em pertencer ao grupo/equipa. De seguida, indico os alunos que participaram no 3º encontro: Ana Luísa Pereira, Catarina Dias, Constança Pinho, Dinis Figueiredo, Gabriel Varum, Maria Barbosa, Raquel Azevedo, Rodrigo Marques, Rui Oliveira e Yara Pires, todos do 7ºA. A Erika Silva do 7ºB, o João Pires do 7ºD, Juan Resende do 9ºB, Bruno Queirós e Leonardo Saleiro do 9ºE, Pedro Resende do 11º D e Cristóvão Soares do 12ºL.

A Responsável pelo Grupo/Equipa – A Prof. Ana Almeida