Dia da Bandeira Verde | Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz

No dia 17 de novembro de 2021 comemorou-se o dia da Bandeira Verde, na escola Básica 2/3 Prof. Dr. Egas Moniz, em Avanca.

Há 19 anos a escola Básica 2/3 Prof. Dr. Egas Moniz está integrada no programa Eco-Escolas e candidata-se anualmente ao galardão, tendo já recebido 19 bandeiras verdes como reconhecimento pelo trabalho e empenho de toda a comunidade educativa na construção de uma escola mais amiga do ambiente e sustentável.

A cerimónia do hastear da bandeira contou com a presença do professor Jorge Ventura, Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, do professor João Alegria, Vereador da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Estarreja, da professora Deolinda Tavares, Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania, da Vice-presidente, Sónia Almeida, da Associação de Pais e Encarregados de Educação de Avanca, e de toda a comunidade educativa que se juntou a um momento de alegria e orgulho pelo trabalho efetuado no ano letivo anterior. 

A cerimónia iniciou com uma atuação de dança contemporânea pela aluna Matilde Coimbra, da turma 7ºAA com o apoio dos alunos da turma 5ºAA. Seguiram-se os discursos dos convidados presentes, e a atuação dos alunos dos quintos anos que cantaram uma música intitulada “É urgente começar”, trabalhada na disciplina de Educação Musical com uma letra inspirada no nosso Eco-Código, um dos sete passos da metodologia do programa Eco-Escolas. Depois os eco-conselheiros seguraram numa faixa que continha a mensagem “Eco-Escolas na construção de um mundo para todos” e os vários temas que estão a ser trabalhados no atual ano letivo: Resíduos, Água, Energia, Biodiversidade, Mar, Alterações Climáticas, Alimentação Saudável e Sustentável, Vida Saudável. Os eco-conselheiros leram em uníssono o nosso Eco-Código e iniciou-se depois uma marcha simbólica pelo ambiente até ao mastro onde foi hasteada a nossa bandeira verde.

O Eco-Escolas é mais que festa, e brilho e cor. É sobretudo uma postura, uma forma de estar na vida, uma maneira de desenvolver competências de Cidadania. São pequenos gestos individuais que podem ditar a diferença numa comunidade mais alargada. Por isso, é urgente começar, recomeçar e continuar a abraçar este ambiente que é de todos.

A coordenadora do Programa Eco-Escolas (EBPEM)

Prof.ª Marta Gomes Almeida