Dia de Ativação do Ano Europeu da Juventude na Escola Secundária de Estarreja | Lema: “Ouvir e Agir pela Juventude”

A Diretora Regional do Centro do IPDJ, Dr.ª Catarina Durão, ciente do papel importante exercido pelo Município de Estarreja, conjuntamente com o Agrupamento de Escolas de Estarreja e do seu Núcleo de Empreendedorismo no domínio da juventude, intenso trabalho realizado no apoio ao desenvolvimento da criatividade e inovação, criando e partilhando conhecimento através de modelos inspiradores de ações e projetos de impacto a nível nacional e internacional, honrou-nos com o seu convite, outorgando ao AEE e a Estarreja o privilégio da realização do evento, “Dia de Ativação do Ano Europeu da Juventude”, em representação do distrito de Aveiro, sobre o lema “Ouvir e Agir pela Juventude”.

A Câmara Municipal de Estarreja representada pelo seu Vice-Presidente e Vereador da Educação, Dr. João Alegria, pelo Assessor da Vereação, Dr. Hilário Matos, o Agrupamento de Escolas de Estarreja, pelo Sr. Diretor Dr. Jorge Ventura, o IPDJ do Centro pela sua Diretora Regional, Dr.ª Catarina Durão, a Federação Nacional das Associações Juvenis pela Dr.ª Cátia Camisão e demais convidados,  rececionaram calorosamente os mais de noventa jovens alunos presentes (10.º H, 11.º G, 11.ºE, 12.º E e 12.ºH ), na cerimónia  de Abertura do Ano Europeu da Juventude, que teve lugar no auditório da Escola Secundária de Estarreja, dia 24 de março.

A cerimónia iniciou-se com um momento musical, atuação em que participaram três estudantes da turma do 8.º H, Ensino Artístico Especializado de Música, a Mariana Alegria (Fl.Bisel), a Rafaela Varúm (Fl. Bisel) e o Martim Almeida (Percussão), apresentando as seguintes peças: Ach, Minouschka – Zimmermann e Branle – Phalèse,  com adaptação da prof.ª Mónica Resende.

Um momento marcante e importante foi a mensagem deixada em vídeo pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. João Paulo Rebelo, apelando a uma maior envolvência dos jovens no seu próprio futuro, que se quer “mais ecológico, mais inclusivo e mais digital”. Pretende que estes participem “na decisão do seu futuro”. Até porque, sublinhou, o lema é “nada para a juventude sem a juventude”, o que significa que os contributos dos jovens neste ano são imprescindíveis. 

Na posse da palavra, o diretor do Agrupamento, Dr. Jorge Ventura, agradecendo a presença de todas/os, manifestou a maior satisfação pela oportunidade que a iniciativa outorga aos alunos, dado que a escola se constitui como um espaço privilegiado de proteção e efetivação da igualdade de oportunidades de acesso ao sucesso, no cumprimento do dever constitucional de suportar, nas suas ações, o desenvolvimento e o envolvimento de todas/os na construção de uma sociedade justa e inclusiva.

Atento à relevância que o Parlamento e o Conselho da União Europeia conferem à juventude, evocou, em jeito de metáfora, o romance de Lúcio Apuleio, que nos chega do século II, e que descreve a viagem de um jovem curioso, pelo mundo do conhecimento, onde, espetador/observador privilegiado, se confronta com as condições a que é sujeito e em que a vida se desenvolve, encontrando, mais tarde, a materialização das condições de que enforma a esperança, que, quando interpretada à luz da juventude, se confunde com a confiança de que os jovens são credores e que, no Agrupamento de Escoas de Estarreja, se constitui como princípio matricial da ação do Agrupamento.

Os adultos, à imagem do jovem, transformado pela metamorfose de que, por lapso, foi sujeito, são, também espetadores/observadores privilegiados, outorgando, de modo justo e comprometido, a maior confiança aos jovens, na assunção do traduzido pela esperança num futuro que se suporte no conhecimento e no envolvimento de todas/os na construção de Portugal, europeu e integrador, que se ambiciona.

Continuando com a Action Day, constituiu-se um painel com as entidades representadas no evento, Dr.ª Cátia Camisão, Dr.ª Catarina Durão, Dr. Hilário Matos e em representação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, Hélder Berenguer e, com os jovens alunos do AEE a envolverem, numa lógica de cocriação e de participação ativa, respondendo a um Quiz  através do telemóvel,  com quatro questões projetadas em ecrã. Os contributos dos jovens foram essenciais e debatidos num processo de reflexão participativa e participada acerca da construção do futuro da Europa, circunscrito nos seguintes pontos: destacar a forma como as transições ecológica e digital proporcionam oportunidades à juventude; ajudar os jovens a tornarem-se cidadãos ativos e empenhados; promover oportunidades ao alcance dos jovens; e integrar uma perspetiva de juventude nas políticas do Pais e da União Europeia. 

Acresce à reflexão feita pelas/os moderadoras/es do painel, a intervenção do Dr. Hilário Matos, palavras entusiásticas, no reforço da importância de ações implementadas pelo Município de Estarreja, que continuadas no tempo evidenciam padrões de qualidade e de notoriedade, estabelecidas num compromisso de topo com o AEE (conceção, organização, desenvolvimento de projetos, programas e atividades com e para jovens, mediante novas metodologias de formação …), e parcerias estratégicas com várias cidades europeias, criando-se laços estruturais no reforço de políticas de juventude local. 

No encerramento do painel, houve ainda tempo para uma última questão, “O Ano Europeu da Juventude é...”, cujas respostas dadas geraram uma nuvem de palavras, salientando as mais escolhidas. Oportunidade, Mudança, Confiança e Esperança. Esta é uma visão da juventude como fonte de esperança e oportunidade, detentores de direitos, agentes positivos de mudança.

Reiterando compromisso com a juventude, o Dr. João Alegria encerrou a cerimónia, proferindo uma mensagem no reconhecimento que as oportunidades são quase sempre geradoras de mudança, em sintonia com as evoluções que estão a ocorrer no mundo, caminhando-se de uma forma mais assertiva. O Município de Estarreja continuará a refletir e a desenvolver soluções concretas com o AEE e com entidades diversas, no processo de construção e solidificação de uma estratégia para a juventude, em prol de uma comunidade inserida num concelho ambicioso, desafiante e dinâmico.

 

Prof.ª Rosário Santos  |  Coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo do AEE