Dia Mundial da Filosofia - 2020

Este ano o Dia Mundial da Filosofia comemora-se a 19 de novembro.

O objetivo do dia é enaltecer a importância da Filosofia na vida do ser humano e na vida em sociedade. Este é um dia de reflexão e de questionamento.

Para assinalar esse dia foi proposto aos alunos do 11. Ano do ensino regular, o desafio de ousarem refletir sobre a importância do conhecimento e da reflexão em tempos de pandemia.

Às questões: poderá haver liberdade de pensamento e de opinião sem conhecimento? E a construção, divulgação e partilha do conhecimento exige critérios epistemológicos e éticos rigorosos? Poderá haver verdadeira liberdade de pensamento e opinião assentes em informações e crenças que não estão devidamente fundamentadas – documentadas, testadas e provadas?, os alunos apresentaram as perspetivas que partilhamos convosco.

Cada uma delas dá prova de terem aprendido (com Descartes) que a evidência (a clareza e distinção das ideias) é uma condição necessária para o conhecimento, que o erro não é admissível e que tudo aquilo que possa suscitar a menor dúvida, deve ser questionado.

 

As professoras de filosofia do 11.º ano

Deolinda Tavares e Rosa Mendonça

Ver Flyer Dia da Filosofia

Trabalho realizado pelos alunos do 11.º P
- Beatriz n.º 03
- Ivan n.º 08
- Rita n.º 17
- Tiago n.º 19

Vídeo produzido pelos alunos do 11.º C.

- Rodrigo Leite

- Francisco Tavares

Gif animado criado pelo aluno Daniel Silva do 11.º P