Dia Mundial do Cancro

Por uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro, o Dia Mundial do Cancro celebra-se a 4 de fevereiro, lembrando a importância da união de todos nós para enfrentar um dos maiores desafios da história: o cancro. O Agrupamento de Escolas de Estarreja junta-se a esta iniciativa.

Unir vozes! Porquê?

A incidência de cancro tende a aumentar em todo o mundo, morrendo anualmente cerca de 10 milhões de pessoas, o equivalente à população de Portugal. Os especialistas estimam que, se nada for feito, em 2030 as mortes por cancro atinjam 13 milhões de pessoas.
​No entanto, mais de um terço dos casos de cancro pode ser evitado. Outro terço pode ser curado se detetado precocemente e tratado adequadamente. Ao implementar estratégias apropriadas, e recursos para a prevenção, deteção precoce e tratamento, é possível salvar até 3,7 milhões de vidas todos os anos.

A nossa participação cívica é fundamental. A responsabilidade é de todos!

Quanto mais sabemos, mais progresso podemos fazer na redução dos fatores de risco, aumentando a prevenção e melhorando o diagnóstico precoce, o tratamento e os cuidados ao doente. 

Só pessoas unidas fazem a mudança acontecer. Ao aumentar a literacia e a compreensão do público e da política em torno do cancro, reduzimos o medo, aumentamos a compreensão, dissipamos mitos e conceitos erróneos e mudamos comportamentos e atitudes.

Juntos criamos a mudança!

 
“A mesma esperança”
Hino à vida e à luta contra o cancro, criado pela Banda da Escola Secundária de Penafiel

 

#DiaMundialdoCancro #PorCuidadosMaisJustos e #ligacontracancro

 

Fonte: https://www.ligacontracancro.pt/dmc. Consultado em 31/1/2023

Equipa PES

Ana Luísa Pinto

Elizabete Costa

Elizabeth Marques