Dia Mundial dos Oceanos – 9.º e 10.º anos - Geografia

Ocorreria em Lisboa, este ano, a Conferencia da ONU sobre os Oceanos, pela altura da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, mas foi adiada devido à pandemia.

Na sua mensagem, de comemoração da data, o Secretário Geral das Nações Unidas, Eng. António Guterres, lembrou da importância que os mares têm para a alimentação, como meio de subsistência, transporte e comércio. Reavivou ainda o valor dos oceanos, como “pulmões” do planeta, uma vez que estes absorvem carbono, desempenhando um papel crucial na regulação do clima global.

Sendo o tema do Mar tratado na disciplina de Geografia, ao nível do 9º e 10º anos, quer a nível nacional como mundial, foi solicitado aos alunos de duas turmas, um trabalho de pesquisa sobre acontecimentos que estejam a alcançar o nível de catástrofe, com graves consequências ambientais e socioeconómicas. No trabalho apelariam para a proteção dos oceanos, como forma de consciencialização para a necessidade de adotarmos medidas coletivas e individuais, no sentido de preservar este património natural, que é o mar, incrementando a resiliência e fomentando o desenvolvimento sustentável.

A proposta foi feita e os alunos, das turmas do 9ºA e 10ºE, conscientes de todos estes problemas ligados com a poluição dos oceanos, corresponderam com os seus trabalhos em formato de cartazes, dos quais aqui fica uma mostra do seu desempenho e dos seus apelos para as nossas mudanças de hábitos e responsabilização individual e coletiva.

Somos uma Eco escola, daí fomentarmos a formação de cidadãos conscientes e ativos, na defesa e preservação do ambiente, da sua comunidade, e da sua vida, pretendendo que alicercem sempre ao ambiente a sustentabilidade.

Parabéns a todos pelo vosso empenho.

Consultar os trabalhos.