Dia Nacional da Cultura Científica

O Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se a 24 de novembro. Este dia foi criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.

Rómulo de Carvalho publicou cerca de cem obras, desde livros sobre a história da ciência aos seus cadernos de divulgação científica, não esquecendo os manuais escolares, ainda na memória de muitos como os “cadernos do Pedrito” (modo carinhoso de referir os seus livros de Ciências da Natureza) ou os compêndios de Física do ensino secundário.

Para assinalar este dia, os alunos do 10ºJ, nas disciplinas de Português e Física e Química, numa perspetiva interdisciplinar, analisaram o poema de António Gedeão, “Lágrima de Preta”, que retrata o tema do racismo e está inserido no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento da turma (Direitos Direitos humanos e Interculturalidade).

Aqui está o resultado do trabalho realizado.

Alunos: Gonçalo Rebimbas, João Pinho, Maria Resende e Sérgio Vaz

 

Professoras: Clélia Álvares e Ana Resende