Projeto sensibilização escolas 2022 – Dislexia: A diferença faz o génio!

A Dislexia e uma história de sucesso…

Projeto sensibilização escolas 2022 – Dislexia: A diferença faz o génio!

 

No dia 10 de outubro – Dia Mundial da Dislexia – a EB da Congosta associou-se ao projeto de sensibilização promovido pelo blogue https://dislexiadaybyday.com/.

Assim, foram explorados dois vídeos do referido projeto e debateu-se a temática a partir da experiência relatada pela protagonista - Francisca. Numa linguagem muito simples, os alunos compreenderam o que é a dislexia, como esta pode ser identificada, quais as atitudes que devemos ter para ajudar os colegas que sentem dificuldades na leitura e na escrita (e não só…). Também ficaram a saber que existem muitos disléxicos famosos! Verdadeiros génios com superpoderes!

No dia 11 de outubro foi a vez das turmas do 2.º (MB e MC), 3.º(MA e MB) e 4.º anos (MA e MB) de escolaridade da EB do Mato, se juntarem a esta iniciativa. A partir da leitura do livro “ O segredo do João” e também da análise do vídeo” A diferença faz o génio”, os alunos compreenderam as dificuldades com que se debatem o João e a Francisca, enquanto crianças e adolescentes disléxicos, mas também as estratégias que criaram para as enfrentar e que representam muito do seu sucesso.

Para terminar, ainda houve tempo para realizar um texto coletivo sobre a Dislexia (alunos do 3.º e 4.º anos da EB da Congosta), manifestar interesse em participar no passatempo promovido no blogue (alunos do 2MB) e todos os alunos pintaram uma banda desenhada que dará a conhecer aos encarregados de educação, como é importante compreender a diferença num mundo que é de e para TODOS!

Merece também destaque, junto da comunidade educativa, o manual de apoio para professores que pode auxiliar na identificação e intervenção de crianças e jovens com dislexia e pode ser descarregado em https://projetoescolas.dislexiadaybyday.com/.

Partilhamos algumas imagens dos momentos experienciados …porque acreditamos que é na intervenção educativa que se constroem percursos de sucesso mais inclusivos.

 

As professoras,

Alice Moita, Ana Couto, Ana Luísa Marques, Ana Trindade, Eliane Albuquerque,

Elisabete Silva, Luísa Garraio, Sandra Gomes e Sandra Moreno.