Eco Mensagem de Natal – Escola Secundária de Estarreja

A atividade “Eco Mensagem de Natal” resultou da articulação entre as disciplinas de ARTEC, GEOGRAFIA e CIDADANIA e DESENVOLVIMENTO, tendo sido concretizada no âmbito do projeto Eco-Escolas.

A atividade supracitada serviu de suporte à realização de um pequeno vídeo institucional que teve como principal objetivo o registo da mesma, mas também, o despertar de consciências para o consumismo exagerado na época natalícia.

Na concretização do vídeo, a metodologia utilizada, implicou uma abordagem inicial mais individual, com um trabalho mais centrado no professor de Geografia e de Cidadania que foi focado, sobretudo, na preparação e concretização da ideia, mas implicou também, uma abordagem colaborativa, sobretudo, na figuração, no registo/recolha de imagem e na preparação dos textos e voz utilizados no filme. 

Como resultado da atividade, para além do produto final, foi possível desenvolver uma dinâmica de aprendizagem em contexto escolar, onde foram trabalhadas em simultâneo, várias competências, quer no âmbito da Educação Artística e Criativa, quer no âmbito da Educação Ambiental e da capacitação digital e comunicacional.

O vídeo será oportunamente, divulgado à comunidade escolar e servirá de evidência e reconhecimento das ações desenvolvidas pela escola, no âmbito do Projeto Eco-Escolas e da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

 

Os professores responsáveis,

Sérgio Teixeira

António Regalado