Escola Premiada no Desafio Onde está o Ecolápis?

No âmbito do Programa Eco-Escolas e em articulação com a disciplina de Educação Visual, a Escola Secundária de Estarreja foi premiada com uma Menção Honrosa no Desafio “Onde Está o Ecolápis?”

Este foi desenvolvido sob a coordenação da docente Graça Paiva, nas turmas do 8º ano de escolaridade que, após a pesquisa sobre o ciclo de vida do Ecolápis e inspirados no famoso livro “Onde está o Wally?”, do ilustrador Martin Handford, elaboraram um trabalho original de Ilustração de um espaço verde (floresta, jardim), aplicando técnicas e materiais de desenho e pintura (folhas, lápis de cor, canetas de feltro), onde deveria estar representada (de forma camuflada) a personagem Eco-Lápis. Após a análise dos trabalhos, foi feita uma seleção dos três que melhor representavam o solicitado.

O trabalho premiado foi feito pelo aluno Guilherme Santos, da turma B do 8º ano de escolaridade. Nele retratou a desflorestação, a transformação do ambiente natural/florestal num ambiente mais urbanizado, sujeito à intervenção do Homem! O Guilherme começou por pegar numa folha de papel com um relevo um pouco áspero e desenhou um esboço. Dividiu a folha a meio com um trilho de “terra”, e logo a seguir desenhou árvores (onde escondeu o ecolápis), montanhas e como fundo, as nuvens. No plano de fundo colocou pedras, troncos de árvores, a praia, ervas e animais e alguns detalhes no trilho e nas montanhas (vilas, turbinas eólicas e uma fábrica). No trabalho o aluno procurou utilizar vários planos e diversos tipos de cor.

 

Muitos Parabéns!

 

Coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESE

Prof.ª Sónia Silva