Escola Premiada no Desafio PRIO – Resíduos, Energia do Futuro | Biocombustíveis e Economia Circular

No âmbito do Programa Eco-Escolas e em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a Escola Secundária de Estarreja foi premiada com um Honroso 2º lugar no Desafio PRIO – Resíduos, Energia do Futuro | “O Oleão Chegou ao Bairro” – História em BD.

Este foi desenvolvido sob a coordenação da docente Sónia Silva, nas turmas do 8º ano de escolaridade que, após o material disponibilizado acerca da criação de uma banda desenhada e de como escrever um diálogo, assim como, da pesquisa sobre a reciclagem do óleo alimentar usado, criaram e ilustraram uma história original recorrendo à técnica da Banda Desenhada sobre a temática “Resíduos, Energia do Futuro” na qual apresentavam as aventuras de um oleão recém-chegado ao bairro, o último a integrar a ilha de Ecopontos. Um oleão que trazia consigo ideias inovadoras para o futuro dos resíduos e do planeta, apresentando a forma de encaminhar corretamente alguns resíduos produzidos (como o óleo alimentar, um resíduo de excelência na produção de biocombustíveis sustentáveis), podendo assim, transformá-los em Energia, e encontrar uma solução mais sustentável para a mobilidade. Dos trabalhos apresentados, selecionaram-se os sete melhores.

O trabalho premiado foi elaborado pelo aluno Rodrigo Ferreira, da turma E do 8º ano de escolaridade. Para escrever a história, o Rodrigo investigou um pouco mais sobre como os resíduos podem ser convertidos em energia e sobre todo o processo da reciclagem. Refletiu acerca da forma como iria representar um oleão, bem como, sobre as cores e as imagens que poderia vir a utilizar na banda desenhada. Pronto a colocar as ideias na sua história, inventou as personagens, os diferentes espaços e as respetivas ações, ou seja, o que iria acontecer. De seguida, efetuou uma planificação e escreveu a história em banda desenhada, dividindo-a em partes, descobrindo as falas das personagens e os cenários necessários, através de uma base produzida no computador, com os balões de fala, de pensamento e alguns símbolos de emoções e emojis, para ficar mais rica. Posteriormente, imprimiu a base e iniciou o desenho das personagens e dos cenários. Finalmente, pintou os desenhos, concluindo assim, o seu projeto!

Muitos Parabéns!

Coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESE

 

Prof.ª Sónia Silva

 

Consultar em PDF