ESE - Projeto de Cidadania do 12.ºJ - Palestra sobre Mutilação Genital Feminina

No dia 17 de fevereiro realizou-se no auditório da Escola Secundária de Estarreja, uma Palestra subordinada ao tema Mutilação Genital Feminina (MGF), projeto de Cidadania do 12.ºJ, Curso Profissional de Gestão, com a presença do Dr. Moisés Ferreira, psicólogo e deputado, pela região de Aveiro, Bloco de Esquerda. Desde já, acrescentamos que dirigimos vários convites a vários deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Aveiro, de diferentes partidos independentemente de qualquer ideologia política. De alguns deles não obtivemos resposta, outros não conseguem conciliar agenda, mas em boa verdade tivemos resposta muito positiva de dois deputados sendo um deles o Dr. Moisés Ferreira a quem agradecemos imenso o seu contributo assertivo e extremamente esclarecedor.

Não podemos deixar de referir que todos os anos milhões de mulheres/raparigas têm a sua qualidade de vida (física e psíquica) dramaticamente alterada pela barbaridade da submissão à MGF.

Embora este ato seja punido e reconhecido internacionalmente como uma violação dos Direitos do Homem e da ODS n.º 5 a prática continua a ser comum predominantemente nos Continentes da Ásia e África. Mas, lamentavelmente, também existe no nosso país, estimando-se que cerca de 6500 mulheres tenham sido excisadas quer em território nacional, apesar de ser crime e neste momento ser residual, quer nos países de origem dos seus ascendentes. Parece-nos que disfarçado de uma crença religiosa e, ou cultural a MGF é um ato atroz, bárbaro e machista.

Assim, queremos juntar o nosso grito de alerta ao grito de dor das meninas que brutalmente são vítimas da MFG.

 

As organizadoras da palestra,

Lúcia Branco e Sónia silva

Fotos e vídeos: Prof.ra Rosário Santos

Dr. Moisés Ferreira

Diretor, Dr. Jorge Ventura