11 de fevereiro - INTERNATIONAL DAY OF WOMEN AND GIRLS IN SCIENCE

Exposição Virtual: “O papel das Mulheres na Ciência”

“O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é celebrado pela UNESCO e pelas Nações Unidas no dia 11 de fevereiro. A data é um marco para a promoção da igualdade de direitos entre homens e mulheres em todos os níveis do sistema educacional, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM).

Este dia foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2015. É uma iniciativa para fortalecer o comprometimento de todos com a igualdade de direitos entre homens e mulheres pelos sistemas educacionais e em todos os seus níveis, desde a pré-escola até a educação superior, em estruturas formais e não formais; e em todas as áreas de intervenção, desde a infraestrutura de planejamento até a formação de professores.”

https://pt.unesco.org/news/unesco-celebra-o-dia-internacional-das-mulheres-e-meninas-na-ciencia  (acedido a 21 de novembro de 2020)

Para assinalar este dia, os alunos das turmas 11.º J e 11.º G, na disciplina de Física e Química, elaboraram um trabalho de pesquisa sobre “O papel das Mulheres na Ciência”, com posterior elaboração de infografias/cartazes. Esta atividade está inserida no PES (Igualdade de Género e Racismo) e no Projeto de Cidadania e Desenvolvimento das turmas (Direitos Humanos). 

Dado a modalidade de ensino à distância que atualmente vivemos, devido à situação pandémica que atravessamos, a exposição/divulgação dos trabalhos foi apresentada de forma virtual.  

Aqui fica a Exposição Virtual. 

Alunos: 11.º G e 11.º J  

Professores: Ana Sofia Ferreira e Clélia Álvares