Programa Municipal de Educação 2019/2020

“Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, no Cine Teatro de Estarreja

No passado dia 26 de novembro, os alunos do 10º ano da Escola Secundária de Estarreja tiveram a oportunidade de ir ao Cine Teatro, para assistir a uma representação da “Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, a convite da Câmara no contexto do Programa Municipal de Educação 2019/2020. A obra em causa é estudada por todos os alunos do 10º ano, pelo que a atividade se revestiu de um grande interesse pedagógico.

As docentes que lecionam a disciplina de Português a estes alunos, fizeram uma preparação da atividade particularmente cuidada, com o objetivo de preparar os alunos para uma peça de teatro cujo texto não é simples, e que ainda não estudaram, mas sobretudo com o objetivo de levar os alunos a refletir sobre os comportamentos adequados a uma sala de espetáculos, onde cada um deve usufruir ao máximo daquilo que lhe é apresentado, sem nunca desrespeitar o espaço, os colegas, os professores que os acompanham, e sobretudo os artistas e todos os que lá trabalham.

Terminada a atividade, os alunos fizeram um balanço bastante positivo da mesma, e foram de opinião que se divertiram bastante, embora reconhecendo que não compreenderam alguns pormenores da peça. Certamente recordarão a atuação dos artistas da AtrapalhArte quando estiverem a estudar o texto, o que será uma boa ajuda.

Finalmente, não podemos deixar de referir a satisfação das professoras perante o comportamento dos alunos, que as levou a considerar qua a atividade, além de um momento agradável e uma mais valia para o trabalho a desenvolver na sua disciplina, constituiu um bom contributo para a formação destes jovens e desenvolvimento de uma atitude cívica individual e coletiva.

 

 

As docentes de Português do 10ºano