Concurso Fotográfico- comemoração do Dia Mundial da Água

H2O: uma fórmula, diferentes olhares

O concurso de fotografia organizado e dinamizado pela turma I do 11º ano, Curso Profissional de Técnico de Planeamento Industrial de Metalurgia e Metalomecânica, em pareceria com a AdRA (Águas da Região de Aveiro), teve como objetivo a exploração do potencial criativo e artístico da comunidade escolar, apelando a uma reflexão sobre a importância e a presença deste elemento (H2O) na vida de cada cidadão e da comunidade.

Foram submetidas 72 fotografias a concurso (5 na categoria de professores e 67 na de alunos do ensino secundário). As fotografias foram expostas na Biblioteca da Escola Secundária de Estarreja, de 22 de março a 8 de abril. Após a votação realizada online, na página do Facebook da AdRA, foram anunciados os vencedores:

Gonçalo Guimarães, 12º E, na categoria de aluno, e Lucinda Leal, na categoria de professores.

Os prémios para os vencedores foram entregues no dia 25 de março, na presença dos coordenadores do Gabinete de Comunicação e Ambiente da AdRA, Dr. Nuno Branco e Dra. Catarina Graça, do Sr. Diretor Jorge Ventura, da professora Fátima Silva, Coordenadora do Projeto Eco Escolas, professores e alunos participantes. Todos os participantes receberam um kit “Água da Torneira” e os vencedores receberam, ainda, uma garrafa de vidro “Água da Torneira” e um porta-chaves criado pela turma do 11.º ano, do Curso Profissional de Técnico de Produção em Metalomecânica.

A AdRA atribuiu à Escola Secundária de Estarreja um cheque multimédia no valor de €300,00. 

O trabalho colaborativo de todos os intervenientes na atividade e coordenadoras dos projetos Eco-Escolas e Rede de Escolas Associadas da Unesco, aliado ao apoio humano e material das Águas de Portugal, contribuíram não só para o sucesso da atividade, mas também para um olhar atento, consciente e responsável que captou e projetou a mensagem de que “every drop matters”, ou seja, todas as gotas de água contam.

Lúcia Rebelo