ESE 12 de novembro de 2021

Hastear da Bandeira Verde

No dia 12 de novembro, foi com enorme orgulho e satisfação que a Escola Secundária de Estarreja procedeu, pelo sétimo ano consecutivo, ao hastear da sua bandeira verde. O evento foi preparado e dinamizado pelos alunos que integram o Eco Conselho 2021-2022, sob a orientação da coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE, Fátima Silva. Este grupo de trabalho contou com a preciosa ajuda e colaboração dos docentes Alexandre Ferreira, animador e docente responsável pelo equipamento de som, Licínia Santos, responsável pela coreografia e ensaio da dança de Chá-Chá-Chá, e António Silva, na escolha do hino do Eco Escolas para ser cantado por todos os participantes no evento. A todos eles, a coordenadora deste programa deixa um profundo agradecimento pelo seu generoso trabalho colaborativo, uma mais-valia na prossecução dos objetivos a atingir neste projeto.

Este evento contou com a presença do Sr. Diretor do AEE, Jorge Ventura, da Sra. Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania do AEE, Deolinda Tavares, da Sra. Presidente do Conselho Geral do AEE, Rosa Mendonça, dos Srs. Representantes da Autarquia, Dr. João Alegria e Engenheira Paula Silva, da Sra. Coordenadora dos DT do 3ºCiclo, Lúcia Santos, da Sra. Coordenadora dos DT do Secundário, Graça Rodrigues, da Sra. Coordenadora dos DT dos Cursos Profissionais, Judite Ferreira e da Sra. Representante do Pessoal Não Docente, Otília Saramago. Importa ainda realçar, com enorme satisfação e gratidão, que sem a adesão e a presença de muitos docentes neste momento tão marcante para o projeto, acompanhados pelas respetivas turmas, não seria possível a centralização da magnífica mancha humana visualizada no átrio exterior da escola, já há algum tempo não registada. 

Durante o evento, apresentado por dois alunos Eco Conselheiros, Gonçalo Brites (9ºD) e Lara Oliveira (9ºF), foram várias as intervenções dos vinte e dois alunos Eco Conselheiros envolvidos na atividade, equipados com a sua T-shirt (oferta do município) e boné verdes. Ao longo das suas intervenções, os Eco Conselheiros fizeram referência à ABAE, ao significado da bandeira azul, ao tema aglutinador da EEC do Agrupamento, aos temas do Programa do Eco Escolas propostos para a ESE, das consequências das ações humanas, entre tantos outros. Fizeram uma breve referência à Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas de 2021, a decorrer em Glasgow, na Escócia, Reino Unido, a qual terminou no dia 12 de novembro, dia do hastear da bandeira. Enfatizaram que aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. Referiram que a proposta às escolas consiste na adoção de uma metodologia de trabalho que, articulando atividades de exploração de diversos temas, contribua para uma melhoria global do ambiente da escola e da comunidade. Este esforço é reconhecido através da atribuição de uma Bandeira Verde, entregue pelo Município no dia 8 novembro, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade.

A finalizar e com o propósito de enriquecer as intervenções dos Eco Conselheiros, o Sr. Diretor Jorge Ventura dirigiu umas palavras à comunidade escolar presente, reiterando que “TODOS – professores, funcionários, alunos e respetivas famílias, contribuímos para o título de Eco Agrupamento, que nos permite continuar a ser diferenciados nesta matéria.” Frisou que o “futuro do planeta está nas nossas mãos” e que “é dever de cada um de nós contribuir para um mundo melhor”.

De seguida, o representante da CM Estarreja, Dr. João Alegria, dirigiu uma palavras de sensibilização aos jovens para com as questões ambientais, bem como ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas escolas, reiterando o apoio ativo e interventivo da autarquia em todas as iniciativas pedagógicas, no âmbito do Programa Eco escolas. 

O evento prosseguiu com um momento de grande envolvimento da comunidade escolar, onde todos os participantes, com grande entusiasmo, deram voz a um dos hinos do Eco Escolas. Por fim, procedeu-se ao hastear da bandeira verde por dois alunos Eco Conselheiros, João Silva (12ºE) e Simão Abranches (10ºA) auxiliados pelo Sr. Diretor Jorge Ventura e pelo Dr. João Alegria, representante da autarquia, ao som de mais um dos marcantes hinos do Eco Escolas.

A coordenadora do Programa Eco Escolas da ESE dirige uma palavra de grande apreço, reconhecimento e agradecimento a toda a comunidade escolar por terem contribuído para este momento notável e essencial que integra o Programa Eco Escolas.

 

Prof.ª Fátima Silva

Coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE