Hastear da Bandeira Verde | Eco Escolas ESE

Foi com enorme entusiasmo e satisfação que o Eco Conselho da Escola Secundária de Estarreja (ESE), no dia 18 de novembro, juntamente com a comunidade escolar, procedeu à cerimónia do Hastear da Bandeira Verde, entregue pelo Município de Estarreja no dia 7 novembro, que certifica a existência, na escola, de uma educação ambiental coerente e de qualidade, há 8 anos consecutivos. 

O evento decorreu no átrio da entrada principal da escola, ao ar livre. A comunidade escolar foi acolhida ao som da música Earth Song, de Michael Jackson, e da boa disposição do professor Alexandre Ferreira, Eco Conselheiro e adjunto da Direção. 

O Programa Eco Escolas conta com a participação ativa dos alunos e, mais uma vez, este evento não foi exceção. Os alunos Alice Valente (11ºD1), Gabriel Fonseca (11ºD1) e Simão Abranches (11ºA) foram os apresentadores do evento. Os seus colegas eco conselheiros, equipados com a camisola verde oferecida pelo município, formaram uma bonita moldura humana envolvente. Enquanto uns seguravam na bandeira, outros exibiam os cartões com os 8 ECO temas a trabalhar na escola, os quais foram elaborados recorrendo à reutilização de material, com a colaboração da turma do 11ºL e sob a orientação do professor António Rosa, Eco Conselheiro.

As ações concretas desenvolvidas pelos alunos e por toda a comunidade educativa, permitem a consciencialização de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global. Aos estudantes é-lhes dirigido o desafio de se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária. O Programa procura, igualmente, estimular a criação de parcerias locais entre a escola e as autarquias, procurando contribuir para um maior envolvimento e participação em todo o processo, dos municípios, empresas, órgãos de comunicação social, ONGA's e outros agentes interessados em contribuir para o Desenvolvimento Sustentável.

Estas mensagens estiveram presentes, tendo sido reiteradas e reforçadas pelas intervenções do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, professor Jorge Ventura, e pela representante do município de Estarreja, Dra. Paula Silva.

O evento foi animado e abrilhantado por um grupo constituído por mais de 20 alunos, de diversas turmas, que generosamente ensaiados pelas docentes Licínia Santos e Sandra Fagundes, nos presentearam com uma dança social de merengue. 

Foi também realizada a entrega de prémios aos 21 alunos da escola que participaram no concurso fotográfico “Captar Estarreja”, da iniciativa do Projeto AgoraRisk, em parceria com o programa Eco Escolas da ESE, a saber: Tomás Martins do 10ºE; João Cabrinha, Carolina Santos e Carlos Monteiro do 10ºL; Inês Luana, Sofia Couras e Pedro Resende do 11ºD1; Carolina Silva do 11ºJ; Luana, Ana Margarida, Luciana, Bianca, Alondra, Ana Maria, Beatriz, Vitória, Francisco, Verónica e Ema, do 11ºL; Rafael Silva do 12ºD e a aluna Maria Cruz do 12ºH. As alunas Sofia Couras e Maria Cruz conquistaram o 2º e 3ºprémio, respetivamente. Foi ainda mencionado o nome das docentes que participaram no concurso, a saber: Ana Clara Correia, Glória Silva e Lucinda Leal.  

O evento foi enriquecido e animado por uma ECO canção, cantada ao vivo e ao som da guitarra, da autoria de um pequeno grupo de alunos Eco Conselheiros, Gonçalo Brites, Ricardo Rodrigues e Sérgio Nunes, contando com a generosa colaboração do professor Tiago Silva. Para além de dar a conhecer os temas a trabalhar na escola, a letra apela às ações humanas que são essenciais de aplicar no quotidiano, bem como ao vasto e difícil trabalho a realizar em defesa da sustentabilidade. 

A finalizar a cerimónia, ao som da música “We are the World”, de Live Aid, procedeu-se ao hastear da bandeira. Ação desenvolvida pelos pequenos Eco Conselheiros do 7ºD, com a colaboração do Sr. Diretor do AEE, Jorge Ventura, e da representante do município, Dra. Paula Silva.

Os Eco apresentadores agradeceram a presença e a colaboração de todos, terminando com a seguinte mensagem: 

“É urgente e necessário a alteração de comportamentos, ações, no nosso dia-a-dia, na escola, em casa com a família, com os amigos, que apesar de simples, vão fazer a diferença!

Não se esqueçam, o planeta precisa de cada um de nós!”

 

Pela Eco Equipa,

Fátima Silva 

(Coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE)