Intervenções Culturais - Exposição de 01 a 15 de setembro 2021

O átrio do polivalente da Escola Secundária de Estarreja (Sede do Agrupamento) acolhe de 1 a 15 de setembro uma exposição de trabalhos de antigos alunos em diversos domínios da criação individual, num diálogo de múltiplas linguagens culturais: pintura, artesanato, escrita, folclore e artes gráficas.

Um Agrupamento que se afirma no palco da ARTE e da CULTURA trazendo momentos singulares de composição artística, reveladores do significado daquilo que consideramos” Artistas Estarrejenses” oriundos de uma Escola que formou talentos de enorme qualidade, que ilustram bem o valor de um ensino ministrado no passado, que continua no presente, sendo a esperança no futuro para formar “gerações capazes de reinventar o mundo que herdaram, além de formar cidadãos tolerantes e dinâmicos.”

Afirmamo-nos como uma Escola humanista, inclusiva e multicultural, que se assume como emergente na educação para a cidadania, de diversidade social e de expressão cultural.

Uma exposição que vale a pena visitar!

Artesanato:

  • António Brandão (Artesão de madeira)

Escritores: 

  • Amélia Mendes (Educadora Infantil)

  • Miguel Seara (Licenciado em Direito)

  • Susana Amorim (Psicóloga)

Arte gráfica

  • Ana Luz - Ilustradora (Licenciada em Educação Visual e Tecnológica)

Artistas plásticos: 

  • Maria Afonso (c/Mestrado em Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto)

  • Joakin Pereyra (Artes Decorativas da Escola Soares dos Reis do Porto)

Usos e costumes

  • Trajes e utensílios pertencente ao Rancho Folclore  “Tricaninhas do Antuã”

  • Mantas de farrapos e teares – Casa do Tear/Pardilhó

A nossa total admiração e afeto a estes e a todos os antigos alunos que no palco da vida encontraram espaços de vivência cultural, espelhados em olhares distintos, reconhecidamente de qualidade indiscutível e com créditos já firmados no panorama nacional e internacional. Um (re)encontro emocional, trajetos que inspiram e refletem que a capacidade de sonhar sempre foi o grande segredo daqueles que mudaram o mundo. 

Como de pequenos passos se faz o caminho, um agradecimento especial à Câmara Municipal de Estarreja, Biblioteca Municipal de Estarreja,  Boutique Xana e empresa Aveicellular pela cedência de diverso material.

Ao Diretor Jorge Ventura, colegas, Rosa Mendonça, Conceição Castro, Rosário Rito, Rosa Tavares e à Sr.ª D. Isabel Estrela, um agradecimento muito sentido.