Ler e ouvir José Saramago

Os tempos de confinamento, nos meses de março e abril, ditaram o desenvolvimento de atividades escolares adaptadas à distância que separou física e emocionalmente os alunos das suas salas de aula, de muitos dos seus amigos e dos professores de todos os dias, dos seus mais apetecidos espaços de convívio e de estudo, enfim, de uma parte das suas vidas que somente a escola pode proporcionar. Em casa, continuaram a estudar e a aprender, enfrentando desafios inesperados e superando as dificuldades o melhor possível, com o acompanhamento permanente dos seus professores.

Os alunos do 12.º B, que entretanto terminaram o secundário e, neste momento, seguem distintos percursos académicos, leram e estudaram O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago, na disciplina de Português. Cada um em sua casa, no seu espaço dileto de estudo, selecionou desta obra uma passagem sentida como mais significativa. O desafio foi fazerem uma leitura expressiva em voz alta, acompanhada por uma gravação em vídeo, para o qual escolhiam o enquadramento que se adequava melhor a essas palavras marcantes do romance.

Aqui fica a partilha de algumas dessas leituras, cuja audição é acompanhada pela sensibilidade do olhar que definiu os vídeos. Saramago em frases lapidares, gravadas na pedra e partilhadas por estas vozes. Alguns segundos de leitura. Frases que o tempo não destrói.

 

Teresa Bagão | professora de Português

Alunos e alunas do 12.º B (2019-20)