Matemática na Natureza: flores e simetria - Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz

Nas últimas décadas, a ação humana sobre os ecossistemas naturais tem vindo a afetar cada vez mais espécie da fauna e flora do Planeta. Com menor diversidade de espécies, a vida na Terra está mais sensível às diferentes alterações ambientais. A importância da biodiversidade biológica traduz-se em descobertas na área da medicina, da alimentação, do bem-estar, do desenvolvimento económico e das respostas adaptativas às próprias alterações ambientais. 

As plantas são componentes vitais da diversidade biológica, um recurso essencial para a manutenção da vida no Planeta e constituem a base de toda a biodiversidade. São os produtores da cadeia alimentar e interagem com os demais seres existentes (microrganismos, animais e mesmo com outras plantas), com o solo, a água e o ar.

No contexto do E@D, da interdisciplinaridade entre Matemática, Ciências Naturais e Inglês e, em harmonia com o Programa Eco-Escolas e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, desafiaram-se alunos do 2.º Ciclo e famílias a realizarem saídas de campo, no período pós confinamento, que permitiram  observar criteriosamente espécies vegetais, contextualizando aprendizagens de Matemática (isometrias), de Ciências Naturais (constituição da flor), de Inglês (vocabulário) e promovendo o respeito e a proteção das espécies e da Natureza.

A composição gráfica: “Matemática na Natureza: flores e simetria” é parte do produto final do trabalho realizado pelos alunos do 2.º Ciclo da Escola Básica Prof. Dr. Egas Moniz.

Alunos do 2.º Ciclo

Professores do grupo 230