NÃO LIXES: Decrescimento Económico VS Sustentabilidade - Palestra

No dia 25 de novembro a Escola Secundária de Estarreja recebeu, com enorme satisfação, o fundador do Movimento Cívico e Ambientalista Não Lixes, Fernando Jorge Paiva, convidado pela docente Ana Correia, do Grupo 300, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento da sua direção de turma, 10ºF, em articulação com o Programa Eco Escolas. Contudo, outras turmas tiveram a oportunidade de participar nesta atividade acompanhadas pelos seus professores, a saber: 9ºF (Fátima Silva), 10ºD1 (Irene Santos), 10ºG (Madalena Oliveira) e 11ºI (Isa Louro).

O palestrante foi recebido pelo Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Jorge Ventura, o qual presenteou os participantes com a sua presença ao longo de toda a atividade, testemunhando perante os jovens a importância da temática a abordar.

A palestra intitulada “Decrescimento Económico VS Sustentabilidade“ decorreu no auditório da ESE, durante 90 minutos. O palestrante Fernando Paiva começou por informar os jovens estudantes das razões que motivaram a criação do Movimento “Não Lixes”. Com o seu discurso, metodologia e recursos utilizados tentou responsabilizar e sensibilizar os nossos estudantes para os seus comportamentos diários tão agressivos para o meio ambiente, exemplificando com o lixo por si recolhido na escola, minutos antes da palestra. Frisou que a escola está equipada com contentores suficientes para a correta separação do lixo, não havendo qualquer justificação para a existência de lixo no chão, a não ser comportamentos incorretos e inaceitáveis dos estudantes a quem lhes são dadas todas as oportunidades e possibilidades de escolha na vida. O palestrante, para além dos ensinamentos, orientações e conselhos, enumerou alguns comportamentos necessários e urgentes de adotar, por cada um dos participantes no seu dia a dia, na escola, em casa, com os amigos, que apesar de simples fazem toda a diferença, nomeadamente:

  • Não deitar lixo para o chão!
  • Separar corretamente o lixo!
  • Reduzir a produção de lixo!
  • Não produzir lixo! (…).  

Referiu inúmeras vezes, ao longo da sua intervenção, a sua enorme gratidão, respeito e preocupação para com vida de cada um de nós e do nosso Planeta! É dever de cada um preservar a Vida, preservar a casa que é de Todos nós, mas também das gerações vindouras, a quem nós estamos a privar de futuramente terem as mesmas oportunidades de escolha que nos são facultadas no presente. O palestrante interagiu constantemente com os jovens estudantes, respondendo a várias questões que os mesmos lhe foram dirigindo. Referiu que nas últimas décadas, o nosso planeta tem revelado sinais evidentes de desequilíbrio. O crescimento demográfico, a crescente urbanização e o desenvolvimento das atividades económicas têm contribuído para o consumo excessivo de recursos naturais e para a contaminação do meio ambiente, afetando o bem-estar e a qualidade de vida das populações, colocando em causa, em muitas situações, a sobrevivência do ser humano. Frisou que o ritmo do atual Crescimento Económico não é compatível com a Sustentabilidade do Planeta.

No final da palestra, o Sr. Diretor do AEE, Jorge Ventura, dirigiu aos jovens uma mensagem de responsabilização, sensibilização e adoção de comportamentos e atitudes de cidadania para com as questões ambientais, a começar na escola e em casa. Dirigiu, também, uma palavras ao palestrante Fernando Paiva, de reconhecimento da importância da sua partilha e testemunho de vida, reiterando a enorme gratidão pela sua presença no Agrupamento, na ESE. 

 

A coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE

Fátima Silva