O ECO Escolas na Feira da Juventude Projeto Mar&Ar - 07 de abril de 2022

A QSR – Talent Driven Culture, empresa de consultoria de estratégia focada e especialista nas indústrias Aeroespacial e Marítima, convidou o Agrupamento de Escolas de Estarreja a participar nas atividades deste projeto. A equipa de trabalho do programa ECO Escolas da ESE aceitou participar nesta experiência/desafio. 

O Mar&Ar – Capacitar para Empreender, é um projeto cofinanciado pelo Compete 2020/Portugal 2020 e União Europeia através do FSE no âmbito do SIAC Promoção do Espírito Empresarial. Tem como parceiros promotores o Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, e a AED Cluster Portugal – Associação Portuguesa para o Cluster das Indústrias Aeronáutica, do Espaço e da Defesa.

O Projeto Mar&Ar é dirigido a alunos dos ensinos básico (3ºciclo), secundário e superior, cujo objetivo é potenciar o alinhamento da sua carreira académica e, futuramente, profissional, no âmbito das necessidades das indústrias aeroespacial e marítima. Pretende assim apoiar as escolas e os seus interlocutores (alunos, professores, comunidade educativa e educadores) a enquadrar a formação académica dos alunos com as atividades e oportunidades destes setores. Promove também, dentro de uma política de proximidade, a ligação da indústria local e nacional com as entidades educativas da região, por exemplo com o AEE.

De acordo com a Comissão Europeia, os dois setores são estratégicos e cruciais para a política de desenvolvimento e (re)industrialização europeia. São setores que estão na linha da frente da evolução tecnológica, revolução digital e ambiental e que, por isso, terão um papel liderante no novo paradigma da sustentabilidade industrial. Assim, o projeto Mar&Ar implementa um programa de informação e capacitação sobre as potencialidades dos setores.

As atividades preparadas, para os alunos de 3º ciclo e secundário, estão planeadas para o ano de 2022 e 2023, pelo que foram estruturadas com base nas suas aprendizagens e capacidades de assimilação, tais como:

  1. Ações de informação e sensibilização

    1. Divulgação do Kit Carreira (aeroespacial e marítimo) – ferramenta informática com mapeamento das profissões e percursos formativos e profissionais para a nova indústria dos setores aeroespacial e marítimo;

    2. Sensibilizar os estudantes para estes novos conceitos e motivá-los nas escolhas de profissões alinhadas com as necessidades identificadas. 

  2. Holidays at Industry

    1. Dinamizar atividades de imersão dos alunos em ambiente empresarial dos setores aeroespacial e marítimo. 

  3. Programa de visitas à Indústria

  4. Realização de visitas à indústria pelos alunos a empresas de referência nas regiões de intervenção.

  5. Indústria vai à Escola

    1. Realização de ações de demonstração de tecnologia por empresas com atuação nos setores cujos projetos possam ser apresentados aos alunos.

 

No dia 07 de abril de 2022, dia da “Feira da Juventude”, na ESE, foram concretizadas as ações números 1 e 4, e neste momento estão a ser desenvolvidas as diligências necessárias à concretização das ações números 2 e 

3.

Na Feira da Juventude foram desenvolvidas quatro ações, que sumariamente se descrevem, a saber:

Sala A23 | 9ºF | 10h55 | CD: Ação de sensibilização e disseminação do Kit Carreira pela equipa de trabalho do projeto "Mar&Ar" (espaço marítimo e aerospacial) e apresentação do projeto "PicaPeixe", setor FO, pelo empresário Carlos Matos, construção de pranchas de surf de madeira.

Sala A24 | 9ºD | 11h50 |GEO: Ação de sensibilização e disseminação do Kit Carreira pela equipa de trabalho do projeto "Mar&Ar" (espaço marítimo e aerospacial) e apresentação do projeto do IFA (Instituto da Força Aérea), setor AED, pelo piloto Alfredo Martins Filho, professor no IFA.

Auditório | 11ºA, B, C e 12ºA, B, C | 13h45: Ação de sensibilização e disseminação do Kit Carreira pela equipa de trabalho do projeto "Mar&Ar" (espaço marítimo e aerospacial); apresentação do projeto CADIUS, setor AED, pelo engenheiro João Glória, online; apresentação do projeto ALGAPLUS, setor FO, pela bióloga marinha Helena Abreu, cofundadora e diretora geral da empresa. Esta sessão contou com a presença, no final, do Sr. Diretor do AEE, Jorge Ventura, e do Vice-Presidente da CME, Dr. João Alegria, os quais verbalizaram o seu agrado pelas ações desenvolvidas junto das dinamizadoras do projeto e restante equipa de trabalho.

Polivalente | No âmbito da ação 4, A Indústria vai à escola, esteve disponível das 13h00 às 17h30, no âmbito da aeroespacial, para os alunos experienciarem, um simulador do IFA, setor AED, sob a orientação de Sandra Muralha e do piloto do IFA Alfredo Martins Filho.

O balanço das atividades dinamizadas, no seu cômputo geral, foi bastante positivo pelo interesse e perfil atitudinal manifestados pelos alunos, pelo feedback dos mesmos e dos professores que os acompanharam. 

A equipa de trabalho do ECO Escolas da ESE dirige um profundo agradecimento aos docentes Graciete Oliveira, Márcio Mendes, Vanda Nereu, Carla Rebimbas, Assunção Valente e Cláudia Martins pela sua generosa prontidão e colaboração, tornando possível a concretização desta atividade que se pretende ser uma mais-valia nesta fase de escolhas futuras dos nossos alunos. 

P’ Equipa de trabalho,

Fátima Silva

(Coordenadora do Programa Eco Escolas na ESE)