“O poder de mudar a vida” pela formação acessível a todos

A participação no processo RVCC foi, sem dúvida, uma das melhores escolhas que fiz na vida adulta. Durante muitos anos estive bastante hesitante e como tal duvidei das minhas capacidades, não achava que conseguiria conciliar o trabalho com os estudos e sentia que não tinha a força de vontade necessária para me comprometer a fazê-lo. 

Contudo, isso mudou. Após entrar no processo RVCC, senti de imediato que iria conseguir atingir o meu objetivo e completar o 12.º ano. Todo o processo correu de uma forma positiva e muito melhor do que eu esperava, o contacto com as formadoras e com os colegas de turma foi excelente e sinto que cresci como pessoa. 

Foi fascinante poder ter a oportunidade de ficar a conhecer diversas histórias de vida e poder observar que os meus colegas têm muita força interior e uma determinação enorme. Senti que o nosso grupo, apesar de pequeno, sempre foi muito unido e compreensivo, aceitando todos os membros de uma forma carinhosa. Gostei particularmente de todos os debates e introspeções que foram sucedendo ao longo das sessões. Poder exprimir opiniões e ouvir opiniões num ambiente de compreensão é muito bom e quase terapêutico. Senti que, devido à forma como o processo RVCC está desenhado, todos têm a oportunidade de partilhar e sentem que são ouvidos. As formadoras deste processo têm um toque humanista e importam-se realmente com as nossas opiniões e, como tal, permitem que durante todas as sessões haja partilha de opiniões e sentimentos. 

Com a conclusão desta jornada, vou ser capaz de encarar a vida com mais confiança. Ao concluir o 12.º ano, posso sentir orgulho e riscar um ponto na minha lista de objetivos de vida. Poderei também olhar para o mercado de trabalho com outros olhos e sentir mais confiança para poder correr riscos e aproveitar oportunidades que até aqui não me eram acessíveis. 

Tenho também vontade de continuar a estudar e ingressar no ensino superior, mesmo que atualmente ainda não tenha um plano definido, acredito que com dedicação tudo é possível e sei que nada disso seria possível se não concluísse o processo RVCC. 

Fico eternamente grato a todos os envolvidos neste processo e espero que todos consigam atingir os seus objetivos. Sinto também gratidão pela existência de projetos como este, que realmente têm o poder de ajudar as pessoas a mudar a sua vida e que tornam a educação acessível a todos os que a queiram obter. 

Texto | Maximiano Gurgo - candidato RVCC Sec. - Foto | Glória Silva - formadora CLC