Educação Ambiental: caminho estratégico para uma sociedade sustentável

PACOPAR ajuda a concretizar projeto da UA e AEE sobre qualidade do ar

O Agrupamento de Escolas de Estarreja orienta-se por critérios de qualidade científica e pedagógica, estimulando o entusiasmo e a motivação dos seus alunos através da exploração prática das ciências, articulando recursos através de parcerias, neste caso em particular com a Universidade de Aveiro e o PACOPAR, na promoção e implementação de metodologias de análise da qualidade do ar, amparadas no desenho urbano da cidade de Estarreja. Há que garantir o cumprimento dos objetivos estabelecidos ao nível da UE em termos de qualidade do ar ambiente, os quais visam evitar, prevenir ou limitar efeitos nocivos dos diferentes poluentes atmosféricos na saúde humana. A Educação Ambiental é um caminho estratégico que temos traçado no nosso agrupamento na condução de um processo de transição para uma sociedade mais sustentável.

Diretor, Dr. Jorge Ventura

“O ar limpo é considerado um requisito básico para a saúde e bem-estar humano, estando consignado no 11.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. É o recurso natural mais importante do nosso planeta porque sem ele o ser humano não sobrevive mais do que três minutos. O ar limpo é considerado um requisito básico para a saúde e bem-estar humano, estando consignado no 11.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. É o recurso natural mais importante do nosso planeta porque sem ele o ser humano não sobrevive mais do que três minutos.

Desmitificar alguns temas como a qualidade do ar em Estarreja e solidificar a ligação entre as empresas do Complexo Químico e os alunos de Estarreja, estiveram na génese de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Estarreja (AEE) e a Universidade de Aveiro, para dotar as escolas com equipamentos de monitorização de qualidade do ar recorrendo a microsensores, numa candidatura vencedora ao financiamento do PACOPAR.

Medir a qualidade do ar e fomentar o interesse pela ciência, com soluções que permitem um conhecimento técnico-científico rigoroso, será uma realidade a curto prazo na cidade de Estarreja. Para tal, este projeto conta com a aquisição de equipamentos de monitorização da qualidade do ar e com capacitação de docentes, em temas como Alterações Climáticas, Qualidade do Ar e Desenvolvimento Sustentável, para que possam usar os dados em tempo real nas suas disciplinas.

 As redes de microsensores de baixo custo são uma nova tecnologia para uso em pesquisas e aplicações operacionais. Elas oferecem o potencial de aumentar gradualmente a resolução espacial da monitorização, fornecendo validação localizada de modelos e estimativas mais precisas de exposição, particularmente em locais que não possuem estações de monitorização de referência.

Com elevado potencial de crescimento, a utilização de microsensores para alimentar bases de dados robustas e confiáveis (big data), aliadas a bases de dados de cenários pré-simulados e tecnologias de informação, permite a identificação e compreensão das condições atuais e futuras de episódios críticos de poluição atmosférica. Deste modo, será possível dar respostas rápidas e direcionadas para a gestão de qualidade do ar local, evitando a exposição da população a níveis de poluição nocivos e, ao mesmo tempo, permitir o desenvolvimento de ferramentas inovadora de suporte à tomada de decisão.

Num município altamente industrializado, o desenvolvimento sustentável e a consciência de que o futuro da Terra depende da promoção do bem-estar, segurança e a proteção do ambiente, são os desafios que se impõe respeitar à qualidade de vida dos Estarrejenses e os princípios que tutelam o PACOPAR. Desta forma, foram entregues em no dia 21 de outubro ao AEE e UA os equipamentos, estando previsto estar à disposição dos professores, alunos e elementos do PACOPAR, e num futuro breve a toda a população.

“Quando se aborda a questão da qualidade do ar, verifica-se que as perceções gerais são frequentemente afetadas por preconceitos e ideias feitas, pelo que é de extrema importância que a discussão dessa temática seja feita à luz do conhecimento científico e dos dados obtidos pela utilização de meios adequados e rigorosos. Só assim se conseguem efetivamente diagnosticar corretamente os problemas, quando existem, e identificar as suas causas, para se poderem equacionar e implementar soluções”, ressaltou o engenheiro Pedro Gonçalves, diretor da Cires e do Secretariado do PACOPAR. “Assim, para além do mérito técnico e científico que o caracteriza, este projeto é especialmente importante pelo facto de permitir aos alunos e professores o contacto direto e continuado com estas técnicas e metodologias de análise da qualidade do ar. Realça-se também que o projeto resulta da colaboração entre a UA e o Agrupamento de Escolas de Estarreja, dois dos mais ativos membros do PACOPAR”, acrescentou.”

Texto: Dr. Johnny Reis - Departamento do Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro

Fonte: http://www.pacopar.org/pt/media/noticias/