Programa: Braço Direito - Um Dia No Teu Futuro! Um dia como técnica de Compliance do BPI

O Braço Direito é um dia no qual os alunos do Ensino Secundário acompanham voluntários no seu ambiente de trabalho e participam nas suas atividades diárias. Um profissional partilha conhecimentos com um aluno que estará ao seu lado, o qual coloca questões, compreende a aplicação prática das matérias que aprende na escola, conhece a estrutura organizacional de uma empresa.

Este ano, uma aluna aceitou o convite para acompanhar uma técnica de Compliance do BPI, desenvolvendo a experiência prática na comunicação interna, colaboração em projetos de desenvolvimento, apoio aos novos colaboradores, lançamento de novidades no Portal interno da agência bancária. 

No passado dia 13 de maio de 2022, a aluna Goreti Sofia Gomes Soares, da turma do 12º H do Curso Profissional Técnico de Gestão, teve a oportunidade de acompanhar a Drª Ivone Tomás, técnica de Compliance do BPI Premie, deixando-nos aqui o seu testemunho:

“Primeiro, comecei por conhecer a Drª Ivone Tomás, de quem seria o braço direito por um dia. A Drª Ivone apresentou-se como técnica de Compliance do BPI. Foi-me explicado que Compliance é como uma segunda linha de defesa para os bancos, de modo a garantir que os potenciais clientes ao abrirem conta não tenham a intensão de fazer branqueamento de capitais ou financiamento de terrorismo. Por isso, estes técnicos passam horas a tentar perceber qual o prepósito de abertura das contas. Foram-me apresentadas as equipas dos vários departamentos do banco como o jurídico, o comercial, o financeiro, o de apoio a grandes e a pequenas empresas, e também aprendi como funciona o dia a dia de um colaborador de balcão. A Drª Ivone também tem a função de formadora, o que lhe ocupa grande parte do tempo a preparar as suas apresentações.  

Fui muito bem recebida e saliento a prontidão com que a equipa respondia às minhas dúvidas. Esta experiência enriqueceu o meu currículo, e sugiro vivamente a todos que tiverem oportunidade de participar num próximo braço direito   a o fazerem sem hesitação.

 Agradeço à JAP Achievement pela oportunidade que me foi concedida, pois esta experiência foi maravilhosa.”

 

Coordenadora do Projeto de Educação Financeira na Nossa Escola,

Fernanda Matos