Projeto “A minha escola é sem plástico!” Eco-Escolas ESE & AdRA & CME

No dia 14 de março, às 10h30, foi inaugurado o projeto “A minha escola é sem plástico”, promovido pela AdRA, em parceria com o programa Eco-Escolas e o município de Estarreja. A sessão decorreu na biblioteca escolar da Escola Secundária de Estarreja. 

Estiveram presentes os representantes da AdRA, Dra. Margarida André, o engenheiro Nuno Branco e Catarina Graça, os representantes do município, Dr. João Alegria, Vice-Presidente, e a Dra. Paula Silva, o diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Jorge Ventura, a coordenadora da Estratégia de Cidadania do AEE, Deolinda Tavares, a professora Eco-Conselheira, Rosa Mendonça, e seus alunos do 10ºC, a turma do 7ºD (Geografia), o professor Eco-Conselheiro, Tiago Silva, a coordenadora da biblioteca escolar, Carla Paiva, entre outras presenças, e um grupo significativo de alunos Eco-Conselheiros, os quais dinamizaram todo o evento. Os apresentadores foram os alunos Gonçalo Brites, do 10ºC, e o Simão Abranches, do 11ºA.

Depois da receção e apresentação das entidades presentes, os alunos do 7ºD e os alunos Eco-Conselheiros fizeram uma breve apresentação do Eco tema “Água”. Sensibilizaram para a importância da água, recurso natural vital à vida, bem como divulgaram ações simples de adotar no quotidiano em defesa deste recurso, cada vez mais escasso.

O projeto foi apresentado pelo engenheiro Nuno Branco. Tem como principal objetivo valorizar a água da torneira e erradicar as garrafas de plástico, bem como promover comportamentos ambiental e economicamente sustentáveis, o consumo da água da torneira e a diminuição da pegada ecológica. Seguiram-se as intervenções da Dra. Margarida André, do Dr. João Alegria e do Diretor Jorge Ventura. Em todas as intervenções foi lançado o desafio aos jovens na adoção de comportamentos sustentáveis e na tomada de decisões que ajudem na construção de um mundo melhor para Todos.  

Prosseguiu-se com um momento musical, com a entoação da EcoCanção da ESE, cantada pelos Eco-Conselheiros presentes, ao som das guitarras do aluno Ricardo Rodrigues e do professor Tiago Silva. 

A sessão terminou com a assinatura da parceria protocolar entre o Agrupamento, a AdRA e o município, seguindo-se um brinde com água da torneira e degustação de um pequeno beberete preparado pela professora Rosa Correia, coordenadora do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria, e seus alunos. Bem-haja a todos pelo trabalho realizado!

 

Acresce referir que o evento foi noticiado no Jornal de Aveiro.

Preservar a água é preservar a vida! 

Vamos TODOS contribuir para que a NOSSA escola seja uma escola sem plástico!

 

A coordenadora do Programa Eco-Escolas na ESE,

Fátima Silva