“Riscos Mistos” – 9.ºABCD

No âmbito do Programa Eco-Escolas, em articulação com os conteúdos curriculares da disciplina de Geografia e a atividade proposta para o PAA, “Desenvolvimento Sustentável”, a docente Fátima Silva (9ºABCD) propôs aos alunos do 9ºano a realização de trabalhos no âmbito do subtema “Riscos Mistos”. Esta proposta de trabalho teve como principal objetivo a consciencialização da massa estudantil relativamente às consequências da ação humana no ambiente e a importância da adoção de uma atitude participativa e interventiva, da mesma, com a Sustentabilidade Planetária/Global.

Nas últimas décadas, o nosso planeta tem revelado sinais evidentes de desequilíbrio. O crescimento demográfico, a crescente urbanização e o desenvolvimento das atividades económicas têm contribuído para o consumo excessivo de recursos naturais e para a contaminação do meio ambiente.

A ação humana (antrópica), quando introduz modificações significativas nos vários subsistemas da Terra (Hidrosfera + Litosfera + Atmosfera = Biosfera), pode agravar ou acelerar os riscos naturais e contribuir para o aparecimento de riscos mistos. Estes afetam o bem-estar e a qualidade de vida das populações, colocando em causa, em muitas situações, a sobrevivência do ser humano.

Foram abordados vários problemas ambientais, tais como: Destruição da Camada do Ozono; Aumento do Efeito de Estufa; Clima Urbano/Ilhas de Calor; Poluição e Sobre-exploração da Água Doce; Oceanos e Mares Ameaçados; Desflorestação e Desertificação; Redução da Biodiversidade. Da vasta e diversificada quantidade de trabalhos realizados, divulgam-se alguns dos trabalhos realizados.

Profª Fátima Silva