11ºB | 28 de março a 5 de abril de 2022

Rota Postal pela Biodiversidade | Desafio da ABAE

A Escola Secundária de Estarreja foi uma das quatro escolas, geminadas de diferentes regiões do país, selecionada para participar e receber o caderno da ABAE, via postal, de 28 de março a 5 de abril, no âmbito de um desafio da UHU.

A turma do 11º B, de Ciências e Tecnologias, na disciplina de Biologia/Geologia, sob a orientação da sua professora Graça Rodrigues, deu a conhecer, através do preenchimento do caderno da Rota Postal pela Biodiversidade (da ABAE), um pouco das espécies do Bioria. O desafio permitiu estudar diferentes ecossistemas, e caracterizar alguma fauna e flora emblemática da sua região. O trabalho colaborativo foi enriquecedor e permitiu desenvolver várias áreas de competência transversal dos alunos: Linguagem e textos; Informação e comunicação; Sensibilidade estética e artística; Relacionamento interpessoal, entre outros. 

Trabalho desenvolvido: através de folhetos, os alunos perceberam os diferentes trilhos que podem ser percorridos no Bioria; de seguida, pesquisaram sobre os diferentes ecossistemas; cada aluno escolheu uma espécie e fez a sua caracterização (utilização da ferramenta Google Earth para colocar imagens e a caracterização das diferentes espécies); seleção da informação mais pertinente; através de desenhos e fotos representou-se uma pequena parte do Bioria, no caderno Rota pela Biodiversidade.

Conhecer para aprender a valorizar!

Fátima Silva

(Coordenadora do Eco Escola na ESE)

 

Ver em PDF