Organizado pelos alunos e professores de francês na Escola Secundária de Estarreja

Semana da Francofonia

A Semana da Francofonia é um conjunto de atividades organizadas pelos alunos e professores de francês na Escola Secundária de Estarreja. Todos os anos, é selecionado um tema relacionado com a cultura francófona.

Este ano, o tema desenvolvido foi a cozinha francesa. Foram propostas inúmeras atividades, nomeadamente um workshop de cozinha com o chef Afonso Vilela, visionamento de filmes no cineteatro, divulgação da língua francesa noutras escolas, concerto de uma banda francesa, entre outros.

No entanto, devido à situação delicada que estamos a viver (pandemia Covid-19), praticamente todos os eventos foram cancelados, uma vez que a Semana da Francofonia foi a última de aulas, devido ao encerramento de todas as escolas do país. Considerámos este acontecimento um infortúnio, tendo em conta que estava implicado bastante trabalho por parte dos alunos e professores, nomeadamente um elaborado vídeo de apresentação, flyers, decoração, etc., e não pudemos ir ao Cineteatro de Estarreja nem à Biblioteca Municipal.

Apesar de tudo, não deixámos que este infeliz acontecimento arruinasse a semana. Tivemos a oportunidade de divulgar o francês na Escola Padre Donaciano, onde realizámos atividades preparadas pelos alunos e pela assistente de francês, proporcionando um momento engraçado e educativo, onde toda a turma conviveu e se esforçou para que tudo corresse da melhor forma.

Para além disso, tivemos a oportunidade de almoçar no Restaurante Pedagógico pratos deliciosos, preparados pelos prestáveis alunos de cozinha, que ao longo da Semana prepararam especialidades francesas e contribuíram para que a Francofonia tivesse sucesso.

A decoração foi, também, um dos aspetos positivos: alunos e professores juntaram esforços e deixaram o polivalente e a sala adjacente à biblioteca muito bem enfeitados, com diversos objetos relacionados com o tema, as cores azul, branco e vermelho predominantes, e filmes como o Ratatouille a passar, assim como música e o vídeo de apresentação. Também as turmas do 3º ciclo animaram os intervalos com bonitos momentos musicais.

Desta forma, o convívio, animação e língua francesa estiveram, novamente, presentes nesta semana que, apesar dos obstáculos, acabou por ter sucesso, devido ao empenho de todos os envolvidos.

Assim, esperamos que, no próximo ano, tudo possa correr como o previsto, e possamos realizar tão boas ou melhores atividades, e divulgar, por este meio, a língua francesa.

 

Alunos do 11º D (Línguas e Humanidades)