SEMANA ECO – Colóquio com Inês Lousinha Breda | Tema: A ÁGUA

Nesta semana Eco Escolas, vivida este ano de forma bem diferente, não podemos esquecer algumas das atividades pensadas e levadas a cabo na nossa Escola, com o objetivo de ir ao encontro dos grandes pilares deste programa internacional, que visa encorajar as comunidades escolares a melhorar o seu desempenho ambiental, no caminho da sustentabilidade.

E, porque somos uma Escola de Bandeira Verde e estamos vocacionados para a educação ambiental, para a sustentabilidade e para a cidadania, pretendemos ser um contributo para uma educação participada, de acordo com o pressuposto que educar é criar cidadãos conscientes e ativos na defesa do ambiente da sua comunidade e da vida.

Na implementação do nosso plano de ação, tivemos oportunidade de ter entre nós a oradora Inês Lousinha Breda, doutorada pelo Departamento de Química e Biociência da Aalborg University (Dinamarca) e Mestrado Integrado em Engenharia Civil na FEUP (Portugal), com reconhecidas competências técnicas no tratamento de água potável e amplo entendimento dos atuais desafios no sector da água, bem como experiência profissional em ambiente público e privado na Dinamarca, recentemente contratada como Gestora de produto e tecnologia na Eurowater A/S.

A sua prestação foi concretizada em dois colóquios, no âmbito do vasto tema da Água, “O acesso à água potável no seguimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável- 2030”, vocacionados para alunos do 9º, 10º e 11º ano, que dinamizou de forma criativa. Uma palavra de gratidão pela qualidade do seu discurso e pelo entusiasmo e dinamismo que colocou na sua realização. Desejamos que a discussão deste assunto possa ter reflexo no crescimento dos nossos alunos, levando-os a tomar consciência que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global.

A Professora Inês Lousinha do departamento de Artes, coordenou e organizou, em estreito apoio com as suas colegas de Agrupamento do departamento de geografia, as Professoras Maria dos Anjos Sarmento e Isabel Reis, bem como se salienta a presença do Diretor do agrupamento Dr. Jorge Ventura, o vereador Dr. João Alegria da Câmara Municipal de Estarreja e o Eng.º Agrónomo João Paulo Magalhães Crespo, responsável pela delegação local da Direção Regional de agricultura do Centro (projeto do baixo Vouga-Lagunar)

Pelo(s) Professores

Inês Lousinha e Isabel Reis

 

Montagem_AAguaParaTodos (1).jpg