CASA DO TEAR | UMA RIQUEZA DE ESTARREJA

Semana Eco EB 2/3 Padre Donaciano de Abreu Freire

Na impossibilidade de termos ao vivo o atelier de tecelagem, publicamos um vídeo que nos dá a conhecer uma atividade artesanal bem característica da nossa região.

A Casa do Tear surgiu em novembro de 2012 quando a 2ª geração (três irmãos filhos de uma tecedeira) ligada à tecelagem decide dar um novo folego / rumo à atividade da tecelagem manual de tapetes, passadeiras e mantas, conhecidos por “tapetes de trapos”, outrora presente em muitas lojas e feiras de todo o país, mas que face às alternativas foi perdendo visibilidade.

Aliando novos padrões aos tipicamente tradicionais, a Casa do Tear apresenta uma tecelagem executada com desperdícios têxtis e de forma 100% manual, criando produtos ecológicos, sustentáveis e de maior durabilidade.

Numa perspetiva de inovar na utilização / uso dos tapetes, a Casa do Tear apresenta outros produtos com base de tecelagem de trapos, como sejam: carteiras / malas, “despeja bolsos”, almofadas, aventais, pegas da louça....

Tendo na base uma tradição de mais de 50 anos ligada à tecelagem, a Casa do Tear, privilegia a relação Fornecedor / Cliente, apostando na procura de novos Parceiros para voltar a dar visibilidade aos tapetes de trapos que nas décadas de 50/60 já estiveram presentes nos paquetes de recreio ou nos antigos “Armazéns do Chiado”. 

Considerando que o projeto é de investimento inteiramente privado, houve a preocupação de o tornar sustentável, pelo que o espaço da Casa do Tear agrega, além do atelier de tecelagem ao vivo, uma loja de venda de artesanato, um bar/cafetaria e um espaço dedicado a eventos (por exemplo: reuniões de trabalho, exposições, festas de aniversário, …).

 

A professora Rosa Tavares (EB Padre Donaciano)