Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

Todos os dias são dias de leitura

Mas nem todos os dias são dias de leitura em voz alta e expressiva, de palavras redondas e sonoras, a encher o ar, a partilhar com os outros. Porém, foi exatamente assim que alguns alunos e professores da Escola Secundária de Estarreja celebraram o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, em fevereiro.

Os alunos do curso PFOL (noturno) escolheram e trouxeram para a aula um poeta da sua nacionalidade (Venezuela, Ucrânia, Guiné-Bissau), dando os alunos voz a poemas marcantes na sua língua materna, num impressivo dizer poético, emocionado, musical e envolvente.

Sem conhecer fronteiras, vieram até nós os poetas Andrés Eloy Blanco (“Pintame angelitos negros”, “Cuántas estrellas tiene el cielo”, “Silencio”), Miguel Otero Silva (“Siembra”), Eugenio Montejo (“La poesía”), Fernando Paz Castillo (“Cuando mi hora sea llegada”), Elias David Curiel (“Desorientacion”), Lina Kostenko (“Asas” / “крила”), Vicente Gerbassi (Bosque de música”), Odete Semedo (“Entre o ser e o amar”), Daniel García (“Poema do amor”), Mery Sananes (“Tiempo de guerra”), Taras Shevchenko (“O testamento”/”Заповіт”), Ernesto Luís Rodriguez (“Se llamava Rosalinda”).

Os alunos de PLNM do terceiro ciclo fizeram leituras bilingues, de textos à sua escolha e dentro da sua nacionalidade. A sala de aula foi palco do português, do espanhol, do inglês, do punjabi e do nepali.

Nestas aulas, pudemos percorrer o mundo, através da voz dos seus alunos estrangeiros.

 

Texto e fotografias | Teresa Bagão e Sofia Martinho (docentes)