TOP CAMPUS ESCOLA – Educação para o Empreendedorismo

Porque o futuro exige um forte sentido de competências empreendedoras e adaptação à mudança, alicerçado no desenvolvimento e enriquecimento de competências e de comportamentos de inovação, de autonomia e de criatividade,  a Câmara Municipal de Estarreja em parceria com o  Agrupamento de Escolas de Estarreja,   através do seu Núcleo/Clube de Empreendedorismo, levou a cabo a oitava edição do TOP CAMPUS ESCOLA,  proporcionando, nesta edição, dois dias de intensa formação a 19 dos nossos jovens alunos do ensino profissional, Curso Técnico de Gestão (12.º H)  e Curso Técnico  de Planeamento de Manutenção (12.º I), que decorreu a 20 e 21 de dezembro, no Ciclo Criativo de Estarreja.  

Um estimulante espaço de trabalho garantiu sessões de teamwork com base em pressupostos de empowerment para empreendedores, dinamizadas pelo formador, Dr. Hilário Matos: workshops vocacionados para a construção de um modelo de negócio (Business Model Canvas), atividades de promoção de competências empreendedoras (Soft Skills) e defesa de um pitch. 

Graças a uma dinâmica formação com base em novos alinhamentos pedagógicos, os jovens puderam criar ideias de negócios inovadoras, assentes numa consciência ambiental, na cultura/arte e desporto e no sentido de cidadania e de comunidade. Ficaram com a perceção de que os projetos que desenvolveram e defenderam podem passar do campo teórico para o mundo empresarial, fator de motivação para os alunos:

  • DAMA – Defesa Amigável do Meio Ambiente
  • Museu da Multicultura
  • Praia Fluvial da Turbina
  • Car Personality

Com um mosaico diversificado de ações voltadas para o sentido prático do empreendedorismo jovem e educacional, o Município de Estarreja e o Agrupamento de Escolas de Estarreja continuam a trabalhar numa ótica que permite dar aos jovens a possibilidade de serem proativos, responsáveis, resilientes e bem sucedidos e que disponham de um quadro cívico de referências na sua abordagem à vida e futura profissão.

O já tradicional almoço contou, neste ano, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Diamantino Sabina, do Vice-Presidente, Dr. João Alegria, e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, Dr. Jorge Ventura, garantindo a ampliação dos vínculos e de relações interpessoais entre os diferentes agentes da escola e da autarquia.  Um Município e um Agrupamento que se envolvem ativamente em projetos empreendedores, capacitando os seus jovens a ter uma atitude mais competitiva, inovadora e participativa, com o objetivo de criarem valor económico na sua terra, que possa assumir-se cada vez mais como um concelho de oportunidades, na assunção do lema Empreender e Crescer Em Estarreja.

Gostaria de dirigir um agradecimento sentido, palavras de apreço e de reconhecimento à Câmara Municipal de Estarreja, nas pessoas do Sr. Presidente e do Sr. Vice-Presidente, pela colaboração, incentivo e apoio sempre facultados nestas ações empreendedoras. Ao Dr. Hilário Matos, um reconhecido agradecimento pela confiança depositada, pelas ações de sensibilização junto dos nossos jovens para a importância e pertinência de “ser empreendedor”, promovendo atividades que permitem desenvolver e descobrir o espírito empreendedor, através de novos modelos de formação, utilizando conceitos formativos/pedagógicos baseados no Quadro Europeu de Competências Empreendedoras. Sob o desígnio do apoio ao empreendedorismo jovem, este Município tem feito e continua a fazer a diferença, proporcionando intervenções e ações que possibilitam a formação de um pensamento crítico na apropriação de uma nova autonomia pessoal e profissional, antecipando e projetando o futuro de muito dos nossos jovens alunos.

Neste trajeto pelo mundo do empreendedorismo, palavras de especial agradecimento ao Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja, pelo diálogo, pela frontalidade, pelo compromisso com o rigor, pela discordância, pela preocupação e apoio sempre demonstrados. À professora Cristina Ribeiro, um muito obrigada pelo envolvimento e contributo, foi precioso!

 

Embarcámos num barco de ideias…

podemos mudar a forma de encarar o mundo e resolver problemas!

 

Prof.ª Rosário Santos

Coord. do Núcleo de Empreendedorismo do AEE